segunda-feira, 4 de maio de 2020
VIDEOAULAS DO PROFESSOR JORGE - HISTÓRIA - VESPERTINO
As aulas a seguir são direcionadas aos estudantes de 6º ano e também de 7º ano. Preste atenção nos títulos das aulas. Cole os endereços em seu navegador de preferência e aproveitem as aulas:
AULA 6 - 6º ANO CEF 07 DE BRASÍLIA
AULA 7 - PARA 6º e 7º ANO CEF 07 DE BRASÍLIA
ATIVIDADES DA PROFESSORA BEATRIZ - CIÊNCIAS NATURAIS - MATUTINO
ATIVIDADE 1
![]() |
CENTRO DE
ENSINO FUNDAMENTAL 07 DE BRASÍLIA – CEF 07
Professor (a): Beatriz
Disciplina: Ciências
Ano: 9º Turno:
Matutino
|
![]() |
COPIAR O TEXTO, RESPONDER E ENTREGAR
OS MISTÉRIOS DOS CHEIROS
Nem é preciso
estar diante do forno para saber qual a sobremesa do jantar. Da massa da torta
se desprendem moléculas de odor que se espalham pelo ar, penetram nas narinas e
atingem um grupo especial de células na porção mais interna do nariz, próximo à
base do crânio, disparando mensagens quimicas que permitem o cérebro decifrar o
sabor da torta: maçã, com um toque de canela [...]
A capacidade de perceber aromas é o que dá sentido aos
temperos e ervas aromáticas e que permite distinguir entre um suco de laranja e
um de abacaxi. Nos últimos anos, começou-se a conhecer com mais detalhes como o
sistema olfatório decifra os odores e permite, por exemplo, que se distinga,
apenas pelo aroma, uma rosa de um jasmim ou um copo de leite bom de outro
estragado [...]
Nos últimos anos
[a bioquímica] Bettina [Malnic] decifrou o que se pode chamar de código dos
cheiros, ou seja, como as diferentes moléculas de odor interagem com os
neurônios e disparam as informações que serão interpretadas pelo cérebro,
permitindo aos seres humanos distinguir um repertório com milhares de odores.
Ela descobriu que cada molécula de odor se encaixa em mais de um tipo de
proteína na superfície dos neurônios do fundo do nariz. É como se cada molécula
de odor fosse uma minúscula estrela em que nem todas as pontas são iguais - e
cada ponta diferente tem afinidade com um receptor. Cada receptor, por sua vez,
pode receber estrelas com composições distintas, desde que pelo menos algumas
das pontas tenha as cararcterísticas necessárias para se encaixar nele. Essa
constatação levou a pesquisadora a concluir que o sistema nervoso reconhece
cada molécula pelo conjunto de receptores específicos em que ela se encaixa, e
não por um único deles. O código por combinações aumenta em muito o repertório
do faro humano. Se cada molécula se conectasse a um receptor apenas, só
seríamos capazes de identificar cerca de 400 odores - o número aproximado de
tipos de receptores distintos que existem no nariz humano. Com isso, ela abriu
as portas para desvendar o código que rege a percepção dos cheiros e mostrou o
que está por trás da rica percepção olfativa humana [...]
RESPONDA:
1-) Como é
possível decifrar o sabor de uma torta pelo cheiro?
2-) Como o sistema
nervoso reconhece as moléculas?
3-) O sistema
olfatório humano possui aproximadamente 400 receptores, porém o número de
odores perecebido é bem maior. Explique como isso pode aconter.
4-) O que a
pesquisadora concluiu?
5-) O que é
molécula?
![]() |
CENTRO DE
ENSINO FUNDAMENTAL 07 DE BRASÍLIA – CEF 07
Professor (a): Beatriz
Disciplina: Ciências
Ano: 9º Turno:
Matutino
|
![]() |
COPIAR O TEXTO, RESPONDER E ENTREGAR
QUÍMICA PARA MATAR A FOME EM CINCO
MINUTOS
Quando uma pessoa
curiosa pega um pacote de sopa em pó, as dúvidas logo pipocam na cabeça: como é
possível que esse pó vire uma sopa? O que ele contém? Como foi produzido? E
porque não estraga rapidamente?
[...]
Todos os alimentos
contêm água. É fácil perceber que existe água em um alimento liquido, como o
leite. Mas o que você talvez não saiba é que alguns alimentos sólidos
apresentam grandes quantidades de água também. O tomate e a alface, por
exemplo, têm cerca de 90% de água em sua composição! Espantoso, não?
Suspeito que você
está pensando por que é preciso retirar a água dos alimento. Em geral, quanto
mais água o alimento tiver, mais facilmente ele pode estragar-se. A razão é
simples: a água é indispensável para o crescimento de microrganismos, seres
vivos tão pequenos que somente é possível vê-los usando um microscópio. E a
presença de microrganismos no alimento pode faze-lo estragar-se. Portanto, a
desidratação tem o objetivo de conservá-lo.
Como é retirada a
água dos alimentos? A desidratação pode ser feita de duas maneiras. É possível
usar calor para secar o alimento, ou extrair a água por meio de um processo
chamado de LIOFILIZAÇÃO, no qual calor não entra!
Para secar usando
calor, veja só: o alimento pode ser colocado dentro de estufas onde há o ar
quente circulando. É dessa forma que são obtidos, por exemplo, o tomate seco, a
uva-passa, os vegetais desidratados, a banana-passa, etc.
No entanto,
existem processos de secagem mais aprimorados. Imagine que o alimento líquido
pode ser colocado em uma câmara onde há uma corrente de ar quente no topo! As
gotas de líquido são lançadas, como spray, em direção à essa corrente. Ao
entrar em contato com o ar quente, a água das gotas evapora instantaneamente.
Então o alimento seco cai no chão da câmara, como pó, e é recolhido. Leite e
suco em pó, por exemplo, podem ser produzidos por meio desse processo.
[...]
Já na
LIOFILIZAÇÃO, a história é diferente. Não há lugar para o calor neste processo!
Na LIOFILIZAÇÃO, o alimento é congelado. E, por um método especial, a água que
ele contém passa do estado sólido direto para o de vapor.
Como o alimento
não é aquecido, conserva melhor seus nutrientes, como as vitaminas. Sua aparência
também mais parecida com a do alimento fresco. Como esse processo é mais caro,
é usado apenas em produtos especiais.
RESPONDA:
1-) Qual a relação
entre a preservação dos alimentos e a água neles contida?
2-) Os processos
de retirada de água citados, envolvem mudanças de estado físico? Justifique.
3-) O texto
menciona um “método especial” que faz com que a água passe do estado sólido diretamente
para o vapor. O que é necessário para que isso ocorra?
4-) O que é
LIOFILIZAÇÃO?
5-) O que é
DESIDRATAÇÃO?
quarta-feira, 29 de abril de 2020
Orientações de Estudos para TODOS os/as estudantes, ou seja, vale também para os alunos e alunas especiais!!!!
Cef 07 de Brasília
Orientações dos segmentos SEAA /aee /saa /SOE e
coordenação Pedagógica
Queridos Pais
ou responsáveis, diante desse momento de pandemia mundial, que nos pegou de
surpresa e não sabemos quando poderemos retornar a nossa rotina escolar,
pensamos em algumas sugestões para vocês.
Sabemos que é importante criar uma rotina em
casa, pois assim tudo fica mais fácil de administrar e também contribui para a
saúde emocional e psicológica dos estudantes. Estas ações têm como objetivo promover orientações aos estudantes quanto à
criatividade, organização do tempo e
espaço.
Vale ressaltar
que cada um é diferente do outro e cada qual responde de um jeito a
determinadas atividades. Ainda sabemos como é difícil administrar o estudo em
domicílio.
Abaixo segue
uma lista de ideias fáceis de fazer, que não vão gerar estresse. São conteúdos
que desenvolverão habilidades globais, que podem ajudar seus filhos.
Vejam o que é
possível fazer. Qualquer dúvida entre em contato conosco.
DICAS PARA ESTUDAR EM CASA
ü Tenha
um horário fixo para estudar e tente não alterá-lo, criando uma rotina;
ü Escolha
um espaço tranquilo em casa;
ü Organize
seu material de estudo, tendo à mão tudo o que você vai precisar;
ü Fique
longe de distrações;
ü Estabeleça
metas diárias;
ü Tenha
um cronograma com as matérias;
ü Organize
em um quadro, tarefas a fazer e as já realizadas;
ü Faça
pequenas pausas para descansar;
ü Use
internet a seu favor ( vídeo aulas, pesquisa);
Sugestões para trabalhar
habilidades em casa
ü Diário
de Bordo – o aluno poderá pesquisar um tema de sua preferência,
recente ou não, e desenvolverá uma produção de texto diariamente; ou poderá
criar um diário relatando sua vida diária;
ü Livro
da minha Vida – num caderno escrever sobre sua
própria vida, relatando histórias de como nasceu, onde, quem são seus pais,
como se conheceram. Podem aproveitar para ligar para familiares para
perguntarem sobre;
ü Utilizar
jogos pedagógicos ou de tabuleiro que estimulem a atenção, concentração e
memória e etc...
ü Competições
com a família com cálculos matemáticos, ditado. ( Forca / Adedonha);
ü Interpretar
textos gravando em áudio suas respostas;
ü Construir
desenhos e a partir disso, desenvolver uma redação ou história em quadrinhos;
ü Leitura do dia (o estudante lerá pequenos
textos com a possibilidade de gravar um
vídeo ou fazer um desenhos);
ü Assistir
um filme e depois fazer um resumo do mesmo escrito ou gravado;
ü Use
receitas de bolo para trabalhar cálculos matemáticos;
ü Pratique
aritmética com as medidas dos cômodos de sua casa. (ex: desenhe um cômodo de
sua casa e faça o cálculo em metro quadrado).
terça-feira, 14 de abril de 2020
NOVAS INDICAÇÕES DE ESTUDOS E CORREÇÃO DO ESTUDO DIRIGIDO SOBRE FIGURAS DE LINGUAGEM - PROFESSORA LUIZA (LINGUA PORTUGUESA) - MATUTINO
Querido
aluno, depois de assistir à videoaula, acesse ao link abaixo para assistir ao
poema completo presente na pág. 44 do livro, “No Caminho com Maiakóvski”, de
Eduardo Alves da Costa. Depois fazer os exercícios de 1 a 5.
Outra
leitura incrível do poema “A gente se acostuma a tudo”, de Marina Colasanti,
cujo tema dialoga com o poema da página 44.
CORREÇÃO
do Estudo dirigido: figuras de linguagem - 8o Ano
1-) Observe o diálogo e responda às questões:
- Filho, você é meu sol!
- Então fica mais comigo, mãe. Você parece meio pálida.
a-) Que sentimento a mãe parece ter por seu filho?
A mãe parece gostar dele, pois
sua fala é bastante carinhosa.
b-) Como é a relação deles de acordo com a frase dita pelo
filho?
De acordo com a fala do filho,
eles parecem não passar muito tempo juntos, estarem distantes.
c-) O que o menino quis dizer com “você está meio pálida”?
Ele quis dizer que faz tempo que
ela não dá atenção a ele.
d-) Quais são as principais características do sol? Uma
criança costuma ter essas características?
O sol ilumina o mundo, aquece os
seres humanos e é essencial para a vida. Ao pé da letra (em sentido literal),
essas características cabem a um astro e não a uma criança.
e-) Logo, qual figura de linguagem foi usada pela mãe ao
dizer que o filho era o “sol” dela?
A mãe utiliza uma metáfora, pois
compara o filho ao sol, atribuindo as características deste último ao primeiro.
2-) Leia a letra da canção de Vinicius de Moraes:
Pela luz dos olhos teus
Quando a luz dos olhos meus
E a luz dos olhos teus
Resolvem se encontrar,
Ai que bom que isso é meu Deus,
Que frio que me dá o encontro desse olhar.
E a luz dos olhos teus
Resolvem se encontrar,
Ai que bom que isso é meu Deus,
Que frio que me dá o encontro desse olhar.
Mas se a luz dos olhos teus
Resiste aos olhos meus só pra me provocar,
Meu amor, juro por Deus me sinto incendiar.
Resiste aos olhos meus só pra me provocar,
Meu amor, juro por Deus me sinto incendiar.
Meu amor, juro por Deus,
Que a luz dos olhos meus já não pode esperar,
Quero a luz dos olhos meus
Na luz dos olhos teus sem mais lará-lará.
Pela luz dos olhos teus
Eu acho, meu amor, que só se pode achar
Que a luz dos olhos meus já não pode esperar,
Quero a luz dos olhos meus
Na luz dos olhos teus sem mais lará-lará.
Pela luz dos olhos teus
Eu acho, meu amor, que só se pode achar
Que a luz dos olhos meus precisa
se casar.
a-) O eu-lírico declara o seu amor pela sua amada. Que
diferentes sensações isso lhe causa? Comprove com os versos da letra da canção.
O eu lírico demonstra sensação de
paixão, como podemos ver no verso: “Ai que bom que isso é meu Deus”. Ao mesmo
tempo, essa paixão também provoca um sentimento de revolta quando o amor não é
correspondido, como ocorre no verso “Meu amor juro por Deus me sinto
incendiar”.
b-) Em “a luz dos olhos meus já não pode esperar”, o que o
eu lírico quis dizer?
Ele quer dizer que ele já não
pode mais esperar para estar junto da pessoa amada, e não apenas os seus olhos.
c-) Logo, qual figura de linguagem predomina na canção?
A figura de linguagem
predominante é a metonímia, que é o uso de uma palavra no lugar de outra que
tem com ela alguma proximidade de sentido. Uma das formas da metonímia é
justamente o uso da parte pelo todo, ou seja, no caso do poema, a luz dos olhos
representa as pessoas (aquele que ama e o ser amado).
Outro exemplo de metonímia: “Deparei-me
com dois lindos pezinhos chegando”. (não eram apenas os pés, mas uma pessoa que
chegava).
3.Leia o texto para responder as questões abaixo:
SÃO OS HORMÔNIOS QUE FALAM POR ELE
O
“não” que o jovem diz aos adultos é
muitas vezes mera reação química.
Uma das
principais características aparentes da adolescência é que é nessa fase que o
garoto começa a dizer "não". Mais do que isso. O "não" é a
sua resposta pronta a todas as perguntas. "Quer tomar banho?"
"Não." "Vista um agasalho porque está frio."
"Não." "Vá fazer o dever de casa." "Não." É
necessário pensar um pouco sobre o significado desse "não". Não se
trata apenas de uma resposta recorrente. É mais do que isso. O "não"
organiza o mundo interno de um adolescente. O cérebro de um rapaz nessa fase é
como um exército repentinamente surpreendido pelo ataque de um inimigo - no
caso, os pais com suas ordens. Apanhados distraídos no acampamento, os soldados
desse batalhão precisam de um tempo para se preparar para o combate. O
"não" faz com que eles ganhem tempo para essa preparação. Defendido e
organizado, o comandante desse exército - seu filho - poderá até tomar banho,
vestir o agasalho ou fazer o dever de casa. Mas ele fará isso porque ELE quer.
Afinal, o adolescente não é mais uma criança que apenas obedece a ordens. Ele
está na fase de questionar, entender e aceitar apenas o que julgar justo ou
coerente. Mesmo que sua percepção do que seja "justiça" ou
"coerência" pareça completamente amalucada.
a)
A adolescência é um período de muitos questionamentos. Segundo o texto, por que
o adolescente sempre se opõe a tudo o que lhe é dito? _____________________________________________________________________________
Porque ele precisa de um tempo para pensar melhor sobre o
assunto, enquanto desvenda as frequentes” investidas dos adultos”.
_____________________________________________________________________________
b)
Como se explica que o adolescente, às vezes, acate as ordens dos pais?
_________________
Porque ele pode ter interesse pela proposta feita pelos pais.
Então, ele analisa e toma suas próprias decisões, que podem coincidir com o que
os pais desejam.
_____________________________________________________________________________
c)
De acordo com o texto, a atitude de independência do jovem é normal? _____________________________________________________________________________
Sim, pois o adolescente já é praticamente um adulto, precisa
fazer suas opções e assumi-las.
_____________________________________________________________________________
d)
“Anda logo, que você já está atrasado!” Em que modos verbais
estão os verbos em destaque, respectivamente?
A) Indicativo e subjuntivo.
B) Subjuntivo e Imperativo.
C) Imperativo e subjuntivo.
D) Imperativo e Indicativo.
VÍDEO AULA DA PROFESSORA LUIZA (LÍNGUA PORTUGUESA) - MATUTINO
Aula da Professora Luiza é sobre tipos de sujeito. Cole o endereço em seu navegador de preferência e aproveite a aula:
https://www.youtube.com/watch?v=jGzL9mNKkJ8
VIDEO AULAS DO PROFESSOR JORGE(HISTÓRIA) - VESPERTINO
As aulas a seguir são direcionadas aos estudantes de 6º ano e também de 7º ano. Preste atenção nos títulos das aulas. Cole os endereços em seu navegador de preferência e aproveitem as aulas:
AULA 3 - Aula Geral, vale para todos.
https://www.youtube.com/watch?v=AgMt4J_z0o8
AULA 4 - PARA 7º ANO
https://www.youtube.com/watch?v=Ek54DY2uUKo
AULA 5 - PARA 6º ANO e 7º ANO
https://www.youtube.com/watch?v=1F0DZLwLPOk
Convite de estudo do Professor Jorge
https://www.youtube.com/watch?v=dWcWyvOtz80
segunda-feira, 6 de abril de 2020
ATIVIDADES DA PROFESSORA KEISSY - MATEMÁTICA - PARA 8º E 9º ANOS
A professora Keissy, nossa professora de matemática em 2019, deixou atividades que podem ser aproveitadas pelos estudantes de 8º e 9º anos. Cole os endereços abaixo em seu navegador preferido e bom aprendizado.
1ª atividade
https://www.youtube.com/watch?v=1GH4zdhtBa0
2ª atividade
https://www.youtube.com/watch?v=kQeq5Mf6wvs
Assinar:
Postagens (Atom)