segunda-feira, 4 de maio de 2020

VIDEOAULAS DO PROFESSOR JORGE - HISTÓRIA - VESPERTINO



As aulas a seguir são direcionadas aos estudantes de 6º ano e também de 7º ano. Preste atenção nos títulos das aulas. Cole os endereços em seu navegador de preferência e aproveitem as aulas:




AULA 6 -  6º ANO  CEF 07 DE BRASÍLIA







AULA 7 -  PARA  6º e 7º ANO CEF 07 DE BRASÍLIA



ATIVIDADES DA PROFESSORA BEATRIZ - CIÊNCIAS NATURAIS - MATUTINO


                                                               ATIVIDADE 1

 
CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL 07 DE BRASÍLIA – CEF 07
Professor (a): Beatriz                   
Disciplina: Ciências
Ano: 9º    Turno: Matutino                              

 

COPIAR O TEXTO, RESPONDER E ENTREGAR

OS MISTÉRIOS DOS CHEIROS

     Nem é preciso estar diante do forno para saber qual a sobremesa do jantar. Da massa da torta se desprendem moléculas de odor que se espalham pelo ar, penetram nas narinas e atingem um grupo especial de células na porção mais interna do nariz, próximo à base do crânio, disparando mensagens quimicas que permitem o cérebro decifrar o sabor da torta: maçã, com um toque de canela [...]

A capacidade de perceber aromas é o que dá sentido aos temperos e ervas aromáticas e que permite distinguir entre um suco de laranja e um de abacaxi. Nos últimos anos, começou-se a conhecer com mais detalhes como o sistema olfatório decifra os odores e permite, por exemplo, que se distinga, apenas pelo aroma, uma rosa de um jasmim ou um copo de leite bom de outro estragado [...]

     Nos últimos anos [a bioquímica] Bettina [Malnic] decifrou o que se pode chamar de código dos cheiros, ou seja, como as diferentes moléculas de odor interagem com os neurônios e disparam as informações que serão interpretadas pelo cérebro, permitindo aos seres humanos distinguir um repertório com milhares de odores. Ela descobriu que cada molécula de odor se encaixa em mais de um tipo de proteína na superfície dos neurônios do fundo do nariz. É como se cada molécula de odor fosse uma minúscula estrela em que nem todas as pontas são iguais - e cada ponta diferente tem afinidade com um receptor. Cada receptor, por sua vez, pode receber estrelas com composições distintas, desde que pelo menos algumas das pontas tenha as cararcterísticas necessárias para se encaixar nele. Essa constatação levou a pesquisadora a concluir que o sistema nervoso reconhece cada molécula pelo conjunto de receptores específicos em que ela se encaixa, e não por um único deles. O código por combinações aumenta em muito o repertório do faro humano. Se cada molécula se conectasse a um receptor apenas, só seríamos capazes de identificar cerca de 400 odores - o número aproximado de tipos de receptores distintos que existem no nariz humano. Com isso, ela abriu as portas para desvendar o código que rege a percepção dos cheiros e mostrou o que está por trás da rica percepção olfativa humana [...]

 

RESPONDA:

 

     1-) Como é possível decifrar o sabor de uma torta pelo cheiro?

     2-) Como o sistema nervoso reconhece as moléculas?

    3-) O sistema olfatório humano possui aproximadamente 400 receptores, porém o número de odores perecebido é bem maior. Explique como isso pode aconter.

     4-) O que a pesquisadora concluiu?

     5-) O que é molécula?

 

 

 
                                                                ATIVIDADE 2
 
 
 
CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL 07 DE BRASÍLIA – CEF 07
Professor (a): Beatriz                   
Disciplina: Ciências
Ano: 9º    Turno: Matutino                               

 

COPIAR O TEXTO, RESPONDER E ENTREGAR

QUÍMICA PARA MATAR A FOME EM CINCO MINUTOS

     Quando uma pessoa curiosa pega um pacote de sopa em pó, as dúvidas logo pipocam na cabeça: como é possível que esse pó vire uma sopa? O que ele contém? Como foi produzido? E porque não estraga rapidamente?

     [...]

     Todos os alimentos contêm água. É fácil perceber que existe água em um alimento liquido, como o leite. Mas o que você talvez não saiba é que alguns alimentos sólidos apresentam grandes quantidades de água também. O tomate e a alface, por exemplo, têm cerca de 90% de água em sua composição! Espantoso, não?

     Suspeito que você está pensando por que é preciso retirar a água dos alimento. Em geral, quanto mais água o alimento tiver, mais facilmente ele pode estragar-se. A razão é simples: a água é indispensável para o crescimento de microrganismos, seres vivos tão pequenos que somente é possível vê-los usando um microscópio. E a presença de microrganismos no alimento pode faze-lo estragar-se. Portanto, a desidratação tem o objetivo de conservá-lo.

     Como é retirada a água dos alimentos? A desidratação pode ser feita de duas maneiras. É possível usar calor para secar o alimento, ou extrair a água por meio de um processo chamado de LIOFILIZAÇÃO, no qual calor não entra!

     Para secar usando calor, veja só: o alimento pode ser colocado dentro de estufas onde há o ar quente circulando. É dessa forma que são obtidos, por exemplo, o tomate seco, a uva-passa, os vegetais desidratados, a banana-passa, etc.

     No entanto, existem processos de secagem mais aprimorados. Imagine que o alimento líquido pode ser colocado em uma câmara onde há uma corrente de ar quente no topo! As gotas de líquido são lançadas, como spray, em direção à essa corrente. Ao entrar em contato com o ar quente, a água das gotas evapora instantaneamente. Então o alimento seco cai no chão da câmara, como pó, e é recolhido. Leite e suco em pó, por exemplo, podem ser produzidos por meio desse processo.

     [...]

     Já na LIOFILIZAÇÃO, a história é diferente. Não há lugar para o calor neste processo! Na LIOFILIZAÇÃO, o alimento é congelado. E, por um método especial, a água que ele contém passa do estado sólido direto para o de vapor.

     Como o alimento não é aquecido, conserva melhor seus nutrientes, como as vitaminas. Sua aparência também mais parecida com a do alimento fresco. Como esse processo é mais caro, é usado apenas em produtos especiais.

 

RESPONDA:

     1-) Qual a relação entre a preservação dos alimentos e a água neles contida?

     2-) Os processos de retirada de água citados, envolvem mudanças de estado físico? Justifique.

     3-) O texto menciona um “método especial” que faz com que a água passe do estado sólido diretamente para o vapor. O que é necessário para que isso ocorra?

     4-) O que é LIOFILIZAÇÃO?

     5-) O que é DESIDRATAÇÃO?

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Orientações de Estudos para TODOS os/as estudantes, ou seja, vale também para os alunos e alunas especiais!!!!



  
Cef 07 de Brasília

 

 

Orientações dos segmentos                   SEAA /aee /saa /SOE e coordenação Pedagógica

 

Queridos Pais ou responsáveis, diante desse momento de pandemia mundial, que nos pegou de surpresa e não sabemos quando poderemos retornar a nossa rotina escolar, pensamos em algumas sugestões para vocês.

 Sabemos que é importante criar uma rotina em casa, pois assim tudo fica mais fácil de administrar e também contribui para a saúde emocional e psicológica dos estudantes. Estas ações têm como objetivo  promover orientações aos estudantes quanto à criatividade, organização do  tempo e espaço.

Vale ressaltar que cada um é diferente do outro e cada qual responde de um jeito a determinadas atividades. Ainda sabemos como é difícil administrar o estudo em domicílio.

Abaixo segue uma lista de ideias fáceis de fazer, que não vão gerar estresse. São conteúdos que desenvolverão habilidades globais, que podem ajudar seus filhos.

Vejam o que é possível fazer. Qualquer dúvida entre em contato conosco.

 

DICAS PARA ESTUDAR EM CASA

 

ü Tenha um horário fixo para estudar e tente não alterá-lo, criando uma rotina;

ü Escolha um espaço tranquilo em casa;

ü Organize seu material de estudo, tendo à mão tudo o que você vai precisar;

ü Fique longe de distrações;

ü Estabeleça metas diárias;

ü Tenha um cronograma com as matérias;

ü Organize em um quadro, tarefas a fazer e as já realizadas;

ü Faça pequenas pausas para descansar;

ü Use internet a seu favor ( vídeo aulas, pesquisa);

 

 

 

Sugestões para trabalhar habilidades em casa

 

ü Diário de Bordo – o aluno poderá pesquisar um tema de sua preferência, recente ou não, e desenvolverá uma produção de texto diariamente; ou poderá criar um diário relatando sua vida diária;

ü Livro da minha Vida – num caderno escrever sobre sua própria vida, relatando histórias de como nasceu, onde, quem são seus pais, como se conheceram. Podem aproveitar para ligar para familiares para perguntarem sobre;

ü Utilizar jogos pedagógicos ou de tabuleiro que estimulem a atenção, concentração e memória e etc...

ü Competições com a família com cálculos matemáticos, ditado. ( Forca / Adedonha);

ü Interpretar textos gravando em áudio suas respostas;

ü Construir desenhos e a partir disso, desenvolver uma redação ou história em quadrinhos;

ü  Leitura do dia (o estudante lerá pequenos textos com  a possibilidade de gravar um vídeo ou fazer um desenhos);

ü Assistir um filme e depois fazer um resumo do mesmo escrito ou gravado;

ü Use receitas de bolo para trabalhar cálculos matemáticos;

ü Pratique aritmética com as medidas dos cômodos de sua casa. (ex: desenhe um cômodo de sua casa e faça o cálculo em metro quadrado).

 

terça-feira, 14 de abril de 2020

NOVAS INDICAÇÕES DE ESTUDOS E CORREÇÃO DO ESTUDO DIRIGIDO SOBRE FIGURAS DE LINGUAGEM - PROFESSORA LUIZA (LINGUA PORTUGUESA) - MATUTINO





Querido aluno, depois de assistir à videoaula, acesse ao link abaixo para assistir ao poema completo presente na pág. 44 do livro, “No Caminho com Maiakóvski”, de Eduardo Alves da Costa. Depois fazer os exercícios de 1 a 5.
Outra leitura incrível do poema “A gente se acostuma a tudo”, de Marina Colasanti, cujo tema dialoga com o poema da página 44.
CORREÇÃO do Estudo dirigido: figuras de linguagem - 8o Ano
 
1-) Observe o diálogo e responda às questões:
 
 
- Filho, você é meu sol!
 
- Então fica mais comigo, mãe. Você parece meio pálida.
 
 
a-) Que sentimento a mãe parece ter por seu filho?
 
A mãe parece gostar dele, pois sua fala é bastante carinhosa.
 
b-) Como é a relação deles de acordo com a frase dita pelo filho?
 
De acordo com a fala do filho, eles parecem não passar muito tempo juntos, estarem distantes.
 
c-) O que o menino quis dizer com “você está meio pálida”?
 
Ele quis dizer que faz tempo que ela não dá atenção a ele.
 
 
d-) Quais são as principais características do sol? Uma criança costuma ter essas características?
 
O sol ilumina o mundo, aquece os seres humanos e é essencial para a vida. Ao pé da letra (em sentido literal), essas características cabem a um astro e não a uma criança.
 
e-) Logo, qual figura de linguagem foi usada pela mãe ao dizer que o filho era o “sol” dela?
 
A mãe utiliza uma metáfora, pois compara o filho ao sol, atribuindo as características deste último ao primeiro.
 
2-) Leia a letra da canção de Vinicius de Moraes:
 
Pela luz dos olhos teus
 
Quando a luz dos olhos meus
E a luz dos olhos teus
Resolvem se encontrar,
Ai que bom que isso é meu Deus,
Que frio que me dá o encontro desse olhar.
 
Mas se a luz dos olhos teus
Resiste aos olhos meus só pra me provocar,
Meu amor, juro por Deus me sinto incendiar.
 
Meu amor, juro por Deus,
Que a luz dos olhos meus já não pode esperar,
Quero a luz dos olhos meus
Na luz dos olhos teus sem mais lará-lará.
Pela luz dos olhos teus
Eu acho, meu amor, que só se pode achar
Que a luz dos olhos meus precisa se casar.
 
 
a-) O eu-lírico declara o seu amor pela sua amada. Que diferentes sensações isso lhe causa? Comprove com os versos da letra da canção.
 
O eu lírico demonstra sensação de paixão, como podemos ver no verso: “Ai que bom que isso é meu Deus”. Ao mesmo tempo, essa paixão também provoca um sentimento de revolta quando o amor não é correspondido, como ocorre no verso “Meu amor juro por Deus me sinto incendiar”.
 
b-) Em “a luz dos olhos meus já não pode esperar”, o que o eu lírico quis dizer?
 
Ele quer dizer que ele já não pode mais esperar para estar junto da pessoa amada, e não apenas os seus olhos.
 
c-) Logo, qual figura de linguagem predomina na canção?
 
A figura de linguagem predominante é a metonímia, que é o uso de uma palavra no lugar de outra que tem com ela alguma proximidade de sentido. Uma das formas da metonímia é justamente o uso da parte pelo todo, ou seja, no caso do poema, a luz dos olhos representa as pessoas (aquele que ama e o ser amado).
Outro exemplo de metonímia: “Deparei-me com dois lindos pezinhos chegando”. (não eram apenas os pés, mas uma pessoa que chegava).
 
3.Leia o texto para responder as questões abaixo:
 
    SÃO OS HORMÔNIOS QUE FALAM POR ELE
 
O “não” que o jovem diz aos adultos é muitas vezes mera reação química.
 
               Uma das principais características aparentes da adolescência é que é nessa fase que o garoto começa a dizer "não". Mais do que isso. O "não" é a sua resposta pronta a todas as perguntas. "Quer tomar banho?" "Não." "Vista um agasalho porque está frio." "Não." "Vá fazer o dever de casa." "Não." É necessário pensar um pouco sobre o significado desse "não". Não se trata apenas de uma resposta recorrente. É mais do que isso. O "não" organiza o mundo interno de um adolescente. O cérebro de um rapaz nessa fase é como um exército repentinamente surpreendido pelo ataque de um inimigo - no caso, os pais com suas ordens. Apanhados distraídos no acampamento, os soldados desse batalhão precisam de um tempo para se preparar para o combate. O "não" faz com que eles ganhem tempo para essa preparação. Defendido e organizado, o comandante desse exército - seu filho - poderá até tomar banho, vestir o agasalho ou fazer o dever de casa. Mas ele fará isso porque ELE quer. Afinal, o adolescente não é mais uma criança que apenas obedece a ordens. Ele está na fase de questionar, entender e aceitar apenas o que julgar justo ou coerente. Mesmo que sua percepção do que seja "justiça" ou "coerência" pareça completamente amalucada.
 
a) A adolescência é um período de muitos questionamentos. Segundo o texto, por que o adolescente sempre se opõe a tudo o que lhe é dito? _____________________________________________________________________________
Porque ele precisa de um tempo para pensar melhor sobre o assunto, enquanto desvenda as frequentes” investidas dos adultos”.
_____________________________________________________________________________
 
b) Como se explica que o adolescente, às vezes, acate as ordens dos pais? _________________
Porque ele pode ter interesse pela proposta feita pelos pais. Então, ele analisa e toma suas próprias decisões, que podem coincidir com o que os pais desejam.
_____________________________________________________________________________
 
c) De acordo com o texto, a atitude de independência do jovem é normal? _____________________________________________________________________________
Sim, pois o adolescente já é praticamente um adulto, precisa fazer suas opções e assumi-las.
_____________________________________________________________________________
 
d) “Anda logo, que você já está atrasado!” Em que modos verbais estão os verbos em destaque, respectivamente?
 
 A) Indicativo e subjuntivo.
 
 B) Subjuntivo e Imperativo.
 
 C) Imperativo e subjuntivo.
 
 D) Imperativo e Indicativo.


 

VÍDEO AULA DA PROFESSORA LUIZA (LÍNGUA PORTUGUESA) - MATUTINO



Aula da Professora Luiza é sobre tipos de sujeito. Cole o endereço em seu navegador de preferência e aproveite a aula:

https://www.youtube.com/watch?v=jGzL9mNKkJ8


VIDEO AULAS DO PROFESSOR JORGE(HISTÓRIA) - VESPERTINO



As aulas a seguir são direcionadas aos estudantes de 6º ano e também de 7º ano. Preste atenção nos títulos das aulas. Cole os endereços em seu navegador de preferência e aproveitem as aulas:




AULA 3 -  Aula Geral, vale para todos.


https://www.youtube.com/watch?v=AgMt4J_z0o8




AULA 4 -  PARA 7º ANO


https://www.youtube.com/watch?v=Ek54DY2uUKo



AULA 5 -  PARA 6º ANO e  7º ANO

https://www.youtube.com/watch?v=1F0DZLwLPOk





Convite de estudo do Professor Jorge

https://www.youtube.com/watch?v=dWcWyvOtz80





segunda-feira, 6 de abril de 2020

ATIVIDADES DA PROFESSORA KEISSY - MATEMÁTICA - PARA 8º E 9º ANOS



A professora Keissy, nossa professora de matemática em 2019, deixou atividades que podem ser aproveitadas pelos estudantes de 8º e 9º anos. Cole os endereços abaixo em seu navegador preferido e bom aprendizado.


1ª atividade


https://www.youtube.com/watch?v=1GH4zdhtBa0


2ª atividade


https://www.youtube.com/watch?v=kQeq5Mf6wvs