sexta-feira, 13 de abril de 2018

Calendário e Conteúdos para as Avaliações Finais do 1º Bimestre - 8º e 9º anos - BLOCO 2




CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES FINAIS – 1º BIMESTRE

COMPONENTES CURRICULARES
DATA
Língua Portuguesa – Inglês – Artes – Educação Física
19/4 (Quinta-Feira)
Matemática - Ciências Naturais – História - Geografia
20/4 (Sexta-Feira)

 

CONTEÚDOS DAS PROVAS – 8º  ANOS

 

Língua Portuguesa

·         Leitura, compreensão e interpretação de texto.

·         Classes Gramaticais.

·         Uso dos porquês.

·         Acentuação gráfica.

·         Tipos textuais: Expositivos, Argumentativos.

Ciências Naturais

Cap.01, 02 e 05

·         Célula e Tecido.

·         Alimentação

·         Sistema digestório

 

Geografia

A natureza e a transformação do espaço.

·          A vegetação e as paisagens geográficas.

·          O trabalho e a tecnologia nas sociedades capitalistas.

·          Espaço, poder e territórios nacionais.

·          Do mundo bipolar ao multipolar.

·          Um mundo fragmentado, porém globalizado.

 

Inglês

·          Presente simples e presente contínuo dos verbos.

·          Futuro com Will.

·          Clips musicais.

·         Vocabulário: alimentos, grupo de palavras e sinônimos.

 

Matemática

 

Números reais: (capítulo 1)

·         Números naturais;

·         Números inteiros;

·         Números racionais (representação decimal e obtenção da fração geratriz de uma dízima periódica);

·         Números irracionais;

·         Números reais.

 

Potenciação e radiciação de números reais: (capítulo 2)

·         Potenciação e suas propriedades;

·         O caso em que a base é um número real e o expoente é um número inteiro;

·         Radiciação (raiz quadrada exata e aproximada)

 

Monômios e Polinômios: (capítulo 3)

·         Expressões algébricas;

·         Monômio (realizar operações de adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação);

·         Polinômio (realizar operações de adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação);

 

Artes

 

·         História do desenho ( perspectiva, linha, composição, desenho de observação)

·         Proporções da figura humana (rosto)

·         Teoria da cor

·         Arte entre os séculos XIV e XVII

·         Artistas

História

 REVOLUÇÕES INGLESAS:

·         Política e economia inglesas do século XVI;

·         Revolução puritana;

·         Revolução gloriosa;

·         O pioneirismo inglês na industrialização

 O ILUMINISMO

·         O Iluminismo na economia;

·         A Enciclopédia;

·         Os teóricos do iluminismo;

 O ANTIGO REGIME

·         Absolutismo e mercantilismo;

·         O combate ao antigo regime;

·         Ascensão da burguesia industrial.

 

Educação Física

·         Asseio corporal. Uso adequado de vestuário. Noções de grupos alimentares, hidratação, eliminação e reposição de nutrientes, gasto energético.

·         Força, velocidade, agilidade, resistência, equilíbrio, flexibilidade, lateralidade, percepção espaço-temporal, percepção viso-motora, Óculo-pedal e Óculo-manual.

·         Diversidade de biótipos, padrões de estética imposto socialmente, marketing e consumo, anorexia, bulimia, vogoxia e alcoorexia.

·         Autocorreção postural no caminhar, sentar, carregar, deitar, levantar, desvios posturais, etc.

·         Jogos adaptados, jogos pré-desportivos, iniciação e aprofundamento ao futebol.

 
 
 
 
---------------------------//-------------------------------------//----------------------------------
 
 
 
 
 
 
 

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES FINAIS – 1º BIMESTRE

COMPONENTES CURRICULARES
DATA
Língua Portuguesa – Inglês – Artes – Educação Física
19/4 (Quinta-Feira)
Matemática - Ciências Naturais – História - Geografia
20/4 (Sexta-Feira)

 

CONTEÚDOS DAS PROVAS – 9º  ANOS

 

Língua Portuguesa

·         Leitura, compreensão e Interpretação de texto;

·         Acentuação gráfica;

·         Período simples e composto;

·         Período composto por coordenação;

·         Tipos textuais: textos expositivos e argumentativos.

Ciências Naturais

·         Matéria, corpo e objeto;

·         Substâncias e misturas;

·         Fenômenos Físicos e Químicos;

·         Estrutura do átomo;

·         Tabela Periódica dos Elementos Químicos.

 

Geografia

·         Cartografia: continentes, oceanos e mares. Continentes: América, Europa, África, Ásia e Oceania;

·         Globalização e desenvolvimento tecnológico: aproximação entre os povos. Desenvolvimento e subdesenvolvimento;

·         Migrações internacionais. Tráfico humano;

·         Meio ambiente e problemas ecológicos. Aquecimento global. A necessidade de se buscar novas fontes de energia;

·         Blocos econômicos mundiais e polos de poder;

·         O consumismo e o esgotamento dos recursos naturais;

·         A Revolução Verde: Uso da tecnologia no setor agrícola. Uso abusivo de agrotóxicos. O modelo monocultor. Uso de sementes transgênicas;

·         O Modelo agroecológico, baseado no cultivo orgânico, mantendo o equilíbrio do solo e a biodiversidade;

·         Brexit: Saída do Reino Unido da União Europeia.

 

Inglês

·         Passado simples dos verbos, pronomes reflexivos, fharasal vebs, verbos modais(should , must e have to );

·         Clips musicais;

·         Vocabulário: problemas de saúde.

 

Matemática

 

Potenciação e radicais: (Capítulo: 1)

·         Potência de um número inteiro com expoente inteiro;

·         Potência de um número inteiro com expoente racional;

·         Notação Científica;

·         Raiz n-ésima de um número real;

·         Operações com radicais.

 

Equações do 2º grau:(Capítulo: 2)

·         Definição e coeficientes de uma equação do 2º grau;

·         Equações do 2º grau incompletas;

·         Equações do 2º grau completas;

·         Fórmula de Báskara;

·         Soma e produto;

·         Resolução de sistemas não lineares.

 

Artes

·         Desenho de observação;

·         Perspectiva e Linhas;

·         Sombra – meio tom e luz;

·         Proporções da figura humana (RETRATO);

·         Artistas.

 
 

História

·         Imperialismo;

·         Primeira Guerra Mundial (1914-1918);

·         Revolução Mexicana (1910-23);

·         Revolução Russa (1917-1923);

·         República Velha (1889-1930).

 

Educação Física

 

·         Asseio corporal. Uso adequado de vestuário. Noções de grupos alimentares, hidratação, eliminação e reposição de nutrientes, gasto energético;

·         Função de aparelhos e sistemas orgânicos;

·         Força, velocidade, resistência, equilíbrio, flexibilidade, lateralidade, percepção espaço-temporal, percepção viso-motora, oculo-pedal e oculo-manual;

·         Jogos adaptados, jogos pré-desportivos, iniciação e aprofundamento ao voleibol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário