ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA – 7º ano Turmas: A, B,
C, D e F
Assista
no YOU TUBE o vídeo de Anne Karolynne o vídeo do cordel do coronavírus para
depois responder às questões relativas ao vídeo.
Coronavírus em cordel
Ave Maria, minha gente,
Que desmantelo total
Um tal de Coronavírus
Fez rebuliço geral
Veio das bandas da China
Essa infecção viral.
O cabra tem logo febre
Sem conseguir controlar
Tosse feito um condenado
Difícil até respirar!
Essa doença danada
Se transmite pelo ar.
Espirro, tosse, catarro
Levam contaminação
A saliva quando fala
Também leva infecção
O vírus também se espalha
Em um aperto de mão.
Como gripe e resfriado,
Precisamos prevenir
Cobrindo a boca e o nariz
Na hora em que for tossir
E objetos pessoais
Não podemos dividir.
Evitar lugar lotado
Com muita aglomeração
Limpar bem os ambientes
E lavar sempre a nossa mão
Esfregar bem direitinho
Usando água e sabão.
Use máscara, álcool em gel
E esse hábito não mude
Se estiver muito doente
Vá ao Posto de Saúde
Pois pra gente controlar
Precisa ter atitude.
Não só pro Coronavírus
Esse cordel vai servir
Todo resfriado ou gripe
Precisamos prevenir
Cuidar bem do nosso corpo
Pra doença não surgir.
Vamos s'imbora cuidar!
Tá todo mundo informado!
Não quero Coronavírus
E nem nenhum resfriado!
Agora é só me seguir:
"Cordel Personalizado"!
(Anne Karolynne)
01) O que
é um cordel? Podemos dizer que ele tem caráter informativo?
02) Copie
do cordel um vocativo, explicando seu raciocínio:
03) De
onde veio o Coronavírus?
04)
Transcreva do texto uma interjeição, dizendo o que ela expressa:
05)
Localize no cordel uma comparação, explicando-a:
06) Quais
são os sintomas do Coronavírus?
07) Como
tal doença é transmitida?
08) Quais
são as medidas de prevenção que devem ser tomadas?
09)
Quando se deve procurar o Posto de Saúde? Por quê?
10) Copie
do cordel exemplos de oralidade:
11) Que
mensagem o cordel transmite?
12) Como
podemos dividir o texto em começo, meio e fim? Delimite-os:
13)
Quantas estrofes compõem o cordel? Quantos versos em cada uma delas?
14) De
que par de rima você mais gostou? Justifique sua resposta:
Atividade sobre o artigo científico "Por que
temos febre?"
Por que temos febre?
Temperatura alta é sinal de que seu organismo está
sendo atacado por micróbios.
Você
acorda e parece que o dia será como outro qualquer. Pula da cama, mas um
cansaço logo toma conta do seu corpo. Então, você volta para o quarto e se
esconde debaixo do cobertor. Sente frio e, em seguida, começa a suar. O coração
às vezes acelera, a respiração fica ofegante e suas bochechas ficam vermelhas
como um tomate. É ela, a febre, que veio te pegar!
Calma! A
febre não é um monstro. É apenas um sinal de que seu organismo está sendo
atacado por microorganismos nocivos à saúde. Só fique atento para não confundir
febre com situações que levem ao aumento de temperatura corporal, como se
agasalhar e se exercitar muito. Em geral, a febre vem acompanhada de algum
outro sintoma, que pode ser dor de garganta, dor de ouvido, manchas pelo corpo,
diarreia, vômito etc. Nestes casos, pode apostar que alguma doença está para
chegar.
Na
verdade, a febre é resultado da ação de uma substância chamada prostaglandina.
O nome é difícil de pronunciar, mas sua função é relativamente simples: levar
ao cérebro a mensagem de que é necessário aumentar a temperatura do corpo para
sinalizar que há um micróbio invasor em atividade. Alerta ligado! Nosso sistema
imunológico, ou melhor, de defesa, se prepara pra combater sozinho e precisa da
ajuda de medicamentos para reagir melhor. E por isso que, quando não melhoramos
da febre, vamos ao médico para nos consultar e tomar o remédio certo.
As
crianças são as mais afetadas pela febre, porque, para o organismo delas,
praticamente todos os vírus e bactérias são desconhecidos. Então, quando esses
microorganismos invadem o corpo, ele logo produz a prostaglandina. Na medida em
que vamos crescendo, ficamos adultos, nos tornamos um pouco mais resistentes à
febre porque nosso corpo já entrou em contato com diversos tipos de vírus e
bactérias, tanto por já termos sido vacinados, quanto por já termos contraído
diferentes doenças.
Por mais
que a febre seja apenas um sinal de que algo não vai bem, é importante saber
sua razão. Assim, alguns cuidados devem ser tomados, principalmente, em se
tratando de crianças com menos de um ano de idade. É que, nesse caso, a febre
pode estar associada a alguma doença grave, como a meningite. Por isso, o
médico deve ser sempre consultado. Ele sabe como detectar se existe alguma
infecção e o que fazer para combatê-la.
Sem indicação
do médico, ninguém deve tomar medicamentos. Até a data da consulta, o que
podemos fazer é tomar banho frio para baixar a temperatura do corpo, beber
bastante líquido para não desidratar e nos alimentar bem para manter o
organismo forte, em condições de reagir. Essas atitudes contribuem para que
você se livre logo da febre, e, claro, da doença que está associada a
ela.
(Renato Minoru Yamamoto - "Ciência Hoje das Crianças")
01) O
texto responde bem à pergunta feita no título? Justifique sua resposta:
02) Copie
do texto uma comparação, explicando se ela foi bem empregada:
03) O que
é a febre, segundo o texto?
04) O
trecho "O nome é difícil de pronunciar, mas a sua função é relativamente
simples" se refere a quê?
05) Por
que as crianças costumam ser as mais atacadas pela febre?
06) Por
que depois que crescemos a febre vai, em geral, nos deixando mais em paz?
07) Copie
do texto uma passagem contra a famosa automedicação, explicando o perigo disso:
08) O que
se deve fazer enquanto se aguarda a consulta médica?
09) O que
você aprendeu de novo com esse artigo científico? Comente:
10) Você
acha que o texto foi apropriado ao público-alvo? Explique:
ATIVIDADE DE VERBO
Leia:
O
menino que não queria crescer
Quem era Peter Pan? Nem mesmo Dona Benta conhecia – a
avó mais sabida do mundo! Depois de mandar vir um livro da capital, ela
finalmente conta para todos no Sítio do Picapau Amarelo a história do menino
que não queria crescer. Dê asas à imaginação e parta com a turma do sítio para
mil aventuras na Terra do Nunca, na companhia da fada Sininho, Wendy, Capitão
Gancho, crocodilos, sereias e piratas nesta deliciosa versão publicada em
1930 por Monteiro Lobato.
Disponível em: . (Fragmento).
Questão 1 – Grife o verbo
presente neste trecho:
“Nem mesmo Dona Benta conhecia – a avó mais
sabida do mundo!”
Questão 2 – O verbo grifado
acima está no modo indicativo para exprimir:
( ) uma ordem de Dona Benta.
( ) uma certeza sobre Dona Benta.
( ) uma hipótese sobre Dona
Benta.
Questão 3 – Identifique a
frase em que o verbo destacado está no modo indicativo:
( ) “Quem era Peter Pan?”
( ) “Dê asas à
imaginação [...]”
( ) “[...] parta com a
turma do sítio para mil aventuras [...]”
Questão 4 – No segundo
parágrafo do texto, o verbo no indicativo “conta” expressa:
( ) uma ação de Dona Benta.
( ) um estado de Dona Benta.
( ) uma característica de Dona
Benta.
Questão 5 – Na parte “[...] a
história do menino que não queria crescer.”, o verbo no indicativo “queria”
exprime:
( ) um fato contínuo na vida do
menino.
( ) um fato duvidoso na vida do
menino.
( ) um fato passageiro na vida
do menino.
Questão 6 – Os verbos no
indicativo, analisados anteriormente, compõem um texto que objetiva:
( ) noticiar um fato.
( ) divulgar um livro.
( ) contar uma história.
Atividade retirada
do site: www.acessaber.com.br
Muito bom :3
ResponderExcluir