terça-feira, 24 de março de 2020

ATIVIDADE DA PROFESSORA MÔNICA ( LÍNGUA PORTUGUESA) VESPERTINO – 7º ano Turmas: A, B, C, D e F





ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA – 7º ano Turmas: A, B, C, D e F

 

Assista no YOU TUBE o vídeo de Anne Karolynne o vídeo do cordel do coronavírus para depois responder às questões relativas ao vídeo.

 

Coronavírus em cordel

 

Ave Maria, minha gente, 

Que desmantelo total

Um tal de Coronavírus

Fez rebuliço geral

Veio das bandas da China

Essa infecção viral.

 

O cabra tem logo febre

Sem conseguir controlar

Tosse feito um condenado

Difícil até respirar!

Essa doença danada

Se transmite pelo ar.

 

Espirro, tosse, catarro

Levam contaminação

A saliva quando fala

Também leva infecção

O vírus também se espalha

Em um aperto de mão.

 

Como gripe e resfriado,

Precisamos prevenir 

Cobrindo a boca e o nariz

Na hora em que for tossir

E objetos pessoais

Não podemos dividir.

 

Evitar lugar lotado

Com muita aglomeração

Limpar bem os ambientes

E lavar sempre a nossa mão

Esfregar bem direitinho

Usando água e sabão.

 

Use máscara, álcool em gel

E esse hábito não mude

Se estiver muito doente

Vá ao Posto de Saúde

Pois pra gente controlar

Precisa ter atitude.

 

Não só pro Coronavírus

Esse cordel vai servir 

Todo resfriado ou gripe

Precisamos prevenir

Cuidar bem do nosso corpo

Pra doença não surgir.

 

Vamos s'imbora cuidar!

Tá todo mundo informado!

Não quero Coronavírus

E nem nenhum resfriado!

Agora é só me seguir:

"Cordel Personalizado"! 

 

(Anne Karolynne)

 

01) O que é um cordel? Podemos dizer que ele tem caráter informativo? 

 

02) Copie do cordel um vocativo, explicando seu raciocínio: 

 

03) De onde veio o Coronavírus? 

 

04) Transcreva do texto uma interjeição, dizendo o que ela expressa: 

 

05) Localize no cordel uma comparação, explicando-a: 

 

06) Quais são os sintomas do Coronavírus? 

 

07) Como tal doença é transmitida? 

 

08) Quais são as medidas de prevenção que devem ser tomadas? 

 

09) Quando se deve procurar o Posto de Saúde? Por quê? 

 

10) Copie do cordel exemplos de oralidade: 

 

11) Que mensagem o cordel transmite? 

 

12) Como podemos dividir o texto em começo, meio e fim? Delimite-os: 

 

13) Quantas estrofes compõem o cordel? Quantos versos em cada uma delas? 

 

14) De que par de rima você mais gostou? Justifique sua resposta: 

 

 

Postado por Andreia Dequinha


Atividade sobre o artigo científico "Por que temos febre?"


 

Por que temos febre?

 

Temperatura alta é sinal de que seu organismo está sendo atacado por micróbios. 

 

Você acorda e parece que o dia será como outro qualquer. Pula da cama, mas um cansaço logo toma conta do seu corpo. Então, você volta para o quarto e se esconde debaixo do cobertor. Sente frio e, em seguida, começa a suar. O coração às vezes acelera, a respiração fica ofegante e suas bochechas ficam vermelhas como um tomate. É ela, a febre, que veio te pegar! 

Calma! A febre não é um monstro. É apenas um sinal de que seu organismo está sendo atacado por microorganismos nocivos à saúde. Só fique atento para não confundir febre com situações que levem ao aumento de temperatura corporal, como se agasalhar e se exercitar muito. Em geral, a febre vem acompanhada de algum outro sintoma, que pode ser dor de garganta, dor de ouvido, manchas pelo corpo, diarreia, vômito etc. Nestes casos, pode apostar que alguma doença está para chegar. 

Na verdade, a febre é resultado da ação de uma substância chamada prostaglandina. O nome é difícil de pronunciar, mas sua função é relativamente simples: levar ao cérebro a mensagem de que é necessário aumentar a temperatura do corpo para sinalizar que há um micróbio invasor em atividade. Alerta ligado! Nosso sistema imunológico, ou melhor, de defesa, se prepara pra combater sozinho e precisa da ajuda de medicamentos para reagir melhor. E por isso que, quando não melhoramos da febre, vamos ao médico para nos consultar e tomar o remédio certo.

As crianças são as mais afetadas pela febre, porque, para o organismo delas, praticamente todos os vírus e bactérias são desconhecidos. Então, quando esses microorganismos invadem o corpo, ele logo produz a prostaglandina. Na medida em que vamos crescendo, ficamos adultos, nos tornamos um pouco mais resistentes à febre porque nosso corpo já entrou em contato com diversos tipos de vírus e bactérias, tanto por já termos sido vacinados, quanto por já termos contraído diferentes doenças. 

Por mais que a febre seja apenas um sinal de que algo não vai bem, é importante saber sua razão. Assim, alguns cuidados devem ser tomados, principalmente, em se tratando de crianças com menos de um ano de idade. É que, nesse caso, a febre pode estar associada a alguma doença grave, como a meningite. Por isso, o médico deve ser sempre consultado. Ele sabe como detectar se existe alguma infecção e o que fazer para combatê-la. 

Sem indicação do médico, ninguém deve tomar medicamentos. Até a data da consulta, o que podemos fazer é tomar banho frio para baixar a temperatura do corpo, beber bastante líquido para não desidratar e nos alimentar bem para manter o organismo forte, em condições de reagir. Essas atitudes contribuem para que você se livre logo da febre, e, claro, da doença que está associada a ela. 

 

(Renato Minoru Yamamoto - "Ciência Hoje das Crianças")

 

01) O texto responde bem à pergunta feita no título? Justifique sua resposta:

 

02) Copie do texto uma comparação, explicando se ela foi bem empregada: 

 

03) O que é a febre, segundo o texto? 

 

04) O trecho "O nome é difícil de pronunciar, mas a sua função é relativamente simples" se refere a quê? 

 

05) Por que as crianças costumam ser as mais atacadas pela febre? 

 

06) Por que depois que crescemos a febre vai, em geral, nos deixando mais em paz? 

 

07) Copie do texto uma passagem contra a famosa automedicação, explicando o perigo disso:

 

08) O que se deve fazer enquanto se aguarda a consulta médica? 

 

09) O que você aprendeu de novo com esse artigo científico? Comente:

 

10) Você acha que o texto foi apropriado ao público-alvo? Explique: 

 

Postado por Andreia Dequinha


 

 

ATIVIDADE DE VERBO

 

Leia:

O menino que não queria crescer

 

Quem era Peter Pan? Nem mesmo Dona Benta conhecia – a avó mais sabida do mundo! Depois de mandar vir um livro da capital, ela finalmente conta para todos no Sítio do Picapau Amarelo a história do menino que não queria crescer. Dê asas à imaginação e parta com a turma do sítio para mil aventu­ras na Terra do Nunca, na companhia da fada Sininho, Wendy, Capitão Gancho, crocodilos, sereias e piratas nesta deliciosa versão publicada em 1930 por Monteiro Lobato.

Disponível em: . (Fragmento).

 

 

Questão 1 – Grife o verbo presente neste trecho:

 

“Nem mesmo Dona Benta conhecia – a avó mais sabida do mundo!”

 

Questão 2 – O verbo grifado acima está no modo indicativo para exprimir:

(     ) uma ordem de Dona Benta.

(     ) uma certeza sobre Dona Benta.

(     ) uma hipótese sobre Dona Benta.

 

Questão 3 – Identifique a frase em que o verbo destacado está no modo indicativo:

(     ) “Quem era Peter Pan?”

(     ) “ asas à imaginação [...]”

(     ) “[...] parta com a turma do sítio para mil aventu­ras [...]”

 

Questão 4 – No segundo parágrafo do texto, o verbo no indicativo “conta” expressa:

(     ) uma ação de Dona Benta.

(     ) um estado de Dona Benta.

(     ) uma característica de Dona Benta.

 

Questão 5 – Na parte “[...] a história do menino que não queria crescer.”, o verbo no indicativo “queria” exprime:

(     ) um fato contínuo na vida do menino.

(     ) um fato duvidoso na vida do menino.

(     ) um fato passageiro na vida do menino.

 

Questão 6 – Os verbos no indicativo, analisados anteriormente, compõem um texto que objetiva:

(     ) noticiar um fato.

(     ) divulgar um livro.

(     ) contar uma história.

 

                                                                             Atividade retirada do site: www.acessaber.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um comentário: