segunda-feira, 30 de março de 2020

ATIVIDADES E DICAS DE ESTUDOS DA PROFESSORA LUIZA - LÍNGUA PORTUGUESA - MATUTINO




Olá, alunos! Segue um estudo dirigido sobre figuras de linguagem, matéria que vimos em sala de aula. Caso você não tenha impressora, não é problema, faça as respostas no caderno. Em breve farei um vídeo com a correção dos exercícios, então, vamos lá, sem preguiça!



Estudo dirigido: figuras de linguagem - 8o Ano

 

1-) Observe o diálogo e responda às questões:

 

- Filho, você é meu sol!

- Então fica mais comigo, mãe. Você parece meio pálida.

 

a-) Que sentimento a mãe parece ter por seu filho?
 
 

 

b-) Como é a relação deles de acordo com a frase dita pelo filho?

 
 

 

c-) O que o menino quis dizer com “você está meio pálida”?

 
 

 

d-) Quais são as principais características do sol? Uma criança costuma ter essas características?

 
 

 

e-) Logo, qual figura de linguagem foi usada pela mãe ao dizer que o filho era o “sol” dela?

 
 

 

2-) Leia a letra da canção de Vinicius de Moraes:

 

Pela luz dos olhos teus

 

Quando a luz dos olhos meus
E a luz dos olhos teus
Resolvem se encontrar,
Ai que bom que isso é meu Deus,
Que frio que me dá o encontro desse olhar.


Mas se a luz dos olhos teus
Resiste aos olhos meus só pra me provocar,
Meu amor, juro por Deus me sinto incendiar.


Meu amor, juro por Deus,
Que a luz dos olhos meus já não pode esp erar,
Quero a luz dos olhos meus
Na luz dos olhos teus sem mais lará-lará.
Pela luz dos olhos teus
Eu acho, meu amor, que só se pode achar

Que a luz dos olhos meus precisa se casar.

 

a-) O eu-lírico declara o seu amor pela sua amada. Que diferentes sensações isso lhe causa? Comprove com os versos da letra da canção.

 
 

b-) Em “a luz dos olhos meus já não pode esperar”, o que o eu lírico quis dizer?

 
 

 

c-) Logo, qual figura de linguagem predomina na canção?

 
 

 

3.Leia o texto para responder as questões abaixo:

 

    SÃO OS HORMÔNIOS QUE FALAM POR ELE

 

O “não” que o jovem diz aos adultos é muitas vezes mera reação química.

 

               Uma das principais características aparentes da adolescência é que é nessa fase que o garoto começa a dizer "não". Mais do que isso. O "não" é a sua resposta pronta a todas as perguntas. "Quer tomar banho?" "Não." "Vista um agasalho porque está frio." "Não." "Vá fazer o dever de casa." "Não." É necessário pensar um pouco sobre o significado desse "não". Não se trata apenas de uma resposta recorrente. É mais do que isso. O "não" organiza o mundo interno de um adolescente. O cérebro de um rapaz nessa fase é como um exército repentinamente surpreendido pelo ataque de um inimigo - no caso, os pais com suas ordens. Apanhados distraídos no acampamento, os soldados desse batalhão precisam de um tempo para se preparar para o combate. O "não" faz com que eles ganhem tempo para essa preparação. Defendido e organizado, o comandante desse exército - seu filho - poderá até tomar banho, vestir o agasalho ou fazer o dever de casa. Mas ele fará isso porque ELE quer. Afinal, o adolescente não é mais uma criança que apenas obedece a ordens. Ele está na fase de questionar, entender e aceitar apenas o que julgar justo ou coerente. Mesmo que sua percepção do que seja "justiça" ou "coerência" pareça completamente amalucada.

a) A adolescência é um período de muitos questionamentos. Segundo o texto, por que o adolescente sempre se opõe a tudo o que lhe é dito? _____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

b) Como se explica que o adolescente, às vezes, acate as ordens dos pais? _________________

_____________________________________________________________________________

c) De acordo com o texto, a atitude de independência do jovem é normal? _____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

d) “Anda logo, que você já está atrasado!” Em que modos verbais estão os verbos em destaque, respectivamente?
 

 A) Indicativo e subjuntivo.

 B) Subjuntivo e Imperativo.

 C) Imperativo e subjuntivo.

 D) Imperativo e Indicativo.
 
 
 
 
 
Além disso, aí vão algumas dicas de leitura:
DICAS PARA LEITURA:
1-) A Companhia das Letras está oferecendo, neste período de quarentena, 10 e-books gratuitos, muito bons! Vale à pena dar uma olhada e escolher um! O download está liberado só até 6/4. Acho que vocês vão gostar muito de "O jardim secreto", inclusive tem um filme bem bonito baseado no livro. Outra dica, para quem tiver irmão menor, é ler com ele(a) "Vamos dar a volta ao mundo?", que conta a aventura da família Klink, que conseguiu dar a volta ao mundo em um veleiro!
2-) Domínio Público
Neste site você consegue baixar centenas de livros de autores que já estão em domínio público (ou seja, que podem ser lidos gratuitamente porque já não recebem direitos autorais). Um deles, inclusive, é o Machado de Assis, autor de “Várias Histórias”, livro trabalhado em literatura no segundo bimestre deste ano. O site é ótimo...dá para encontrar muito livro bom, tudo de graça!
 



 
 
 
 
 
 
 
 
 

3 comentários:

  1. muito obrigado pelas ideis de e-book professora @-@

    ResponderExcluir
  2. Sabe onde podemos encontrar o livro deste bimestre para ler gratuitamente na internet?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O livro de poesias eu não consegui encontrar gratuitamente, mas vc pode pedir para algum colega que tenha te mandar fotos pelo menos de algumas poesias...o livro é pequeno

      Excluir