segunda-feira, 6 de abril de 2020

NOVAS ATIVIDADES DA PROFESSORA LUIZA (LÍNGUA PORTUGUESA) MATUTINO







ATIVIDADE: VISITA AO MUSEU!


 


Olá aluno!


Durante a quarentena, muitos museus no mundo inteiro abriram gratuitamente o seu acervo online para visitação. Nesta atividade, vamos visitar o Museu Van Gogh, em Amsterdã, na Holanda!


Você pode fazer esta atividade no seu caderno.


Antes de começar, você sabe quem foi Van Gogh? Faça uma breve pesquisa sobre esse grande pintor e sua importância, e escreva em seu caderno suas anotações.


Agora, vamos à visita! Entre no link abaixo:


 




 


1-) Dentro do Museu Van Gogh, role a página um pouco para baixo e você encontrará a coleção de pós-impressionismo (114 itens). Dentro desta coleção, observe os dois autorretratos  (self-portrait) feitos pelo pintor, um de chapéu cinza e outro sem chapéu. Depois leia os poemas de Cecília Meireles e Mário Quintana para responder às questões.


1-) Retrato



(Cecília Meireles)


 


Eu não tinha este rosto de hoje,
Assim calmo, assim triste, assim magro,
Nem estes olhos tão vazios,
Nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,
Tão paradas e frias e mortas;
Eu não tinha este coração
Que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,
Tão simples, tão certa, tão fácil:
- Em que espelho ficou perdida
A minha face?


2-) O Auto-Retrato



Mário Quintana


No retrato que me faço
- traço a traço -
às vezes me pinto nuvem,
às vezes me pinto árvore...

às vezes me pinto coisas
de que nem há mais lembrança...
ou coisas que não existem
mas que um dia existirão...

e, desta lida, em que busco
- pouco a pouco -
minha eterna semelhança,

no final, que restará?
Um desenho de criança...
Corrigido por um louco!

a-) Os dois poetas parecem ter dificuldade de reconhecer a própria imagem, devido às mudanças ocorridas durante o tempo. No poema “retrato”, de Cecília Meireles”, quais adjetivos expressam sentimentos negativos em relação ao rosto que o eu-lírico parece mirar no espelho?



b-) Em “Auto-retrato”, de Mário Quintana, o eu-lírico demonstra dúvida em relação à própria imagem. Quais versos demonstram essa dúvida?


 


c-) Qual figura de linguagem está presente nos versos: “às vezes me pinto nuvem,
às vezes me pinto árvore...”?


 


d-) As palavras “nuvem” e “árvore” sugerem características opostas na personalidade do eu-lírico. Qual significado você atribuiria a cada uma nesse contexto?



e-) Qual dos dois poemas você acha que tem maior proximidade com o autorretrato de chapéu cinza, feito por Van Gogh? Por quê?


 


2-) Observe o quadro de Van Gogh: “O quarto (The Bedroom)”. O que os elementos do quarto poderia dizer sobre seu dono, em sua opinião?


 


3-) Observe o quadro  “Woman at the Champs-Élysées by night”, de Louis Anquetin. O quadro é de 1889. Quais características dessa época antiga podem ser observadas?


 


4-) As cores escolhidas, em sua opinião, combinam com o estado de espírito que a mulher parece ter? Justifique.


 


5-) Após observar com atenção só quadros de Van Gogh e alguns de seus contemporâneos, diga qual foi o seu quadro preferido dessa exposição do Museu Van Gogh? Por quê?


 


6-) Desafio: faça o seu autorretrato, em forma de poema ou pintura!

3 comentários: