quinta-feira, 2 de abril de 2020

VIDEO DE PESQUISA E EXERCÍCIOS DA PROFESSORA JANAÍNA - CIÊNCIAS- VESPERTINO




Assistir ao vídeo abaixo antes de responder as questões. Copie e cole o endereço do link abaixo no seu navegador preferido ou diretamente na pagina de pesquisa do Google.





                                 Tardígrados                                  


Como vimos no vídeo, o tardígrado é um dos animais mais fascinantes da natureza. As criaturas microscópicas – além de terem uma aparência adorável – são capazes de sobreviver em diversos tipos de condições extremas, como no vácuo do espaço e em temperaturas de 80ºC negativos, por exemplo. Os fósseis dos tardígrados são de mais de 500 milhões de anos atrás, quando os primeiros animais mais complexos estavam começando a se desenvolver.


O filo foi descoberto por um pastor chamado Johann August Ephraim Goeze em 1773. Mas foi só três anos depois, na Itália, que as habilidades especiais dos tardígrados foram reconhecidas. Ao adicionar água aos sedimentos restantes da calha após uma chuva e observar a mistura em um microscópio, o clérigo e cientista Lazzaro Spanllanzani encontrou centenas de criaturas com formato de ursos nadando. Ele as chamou de "il Tardigrado", que significa "as que se movem devagar", por conta dos ritmos delas. Até o momento foram descobertas cerca de 1000 espécies de tardígrados.


Os tardígrados também possuem uma espécie de "kryptonita", que não é tão ruim quanto parece: eles precisam estar sempre na água, caso contrário, ficam desidratados e em entram em um estado de hibernação. Trata-se do processo de criptobiose, no qual os tardígrados se encolhem em uma espécie de bolinha e produzem um revestimento extra em seus corpos que os protege de elementos que poderiam matá-los.


Em 1948, um zoólogo italiano afirmou ter encontrado em um museu tardígrados hibernando em musgo seco – eles teriam sobrevivido por 120 anos. Quarenta e sete anos depois, o experimento foi replicado e as criaturas sobreviveram em criptobiose por oito anos. Por conta disso, em 2007 cientistas da Agência Espacial Europeia decidiram fazer um experimento para ver como os tardígrados se sairiam no vácuo do espaço. Duas espécies do filo foram enviadas em uma missão para o espaço e cerca da metade dos tardígrados sobreviveram à viagem de volta. Em entrevista à New Scientist, a astrobióloga Gerda Horneck, o Centro Aeroespacial Alemão, explicou que a habilidade desse filo de sobreviver a condições extremas pode ser uma indicação de que existam outros organismos com as mesmas capacidades pelo Sistema Solar e além.


Os tardígrados costumam ser os primeiros a colonizar ambientes rigorosos. O biólogo Byron Adams, da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, deu um exemplo em entrevista ao Vox: "Quando um vulcão entra em erupção e a lava passa por todo o ecossistema, este morre. Nesse caso, os tardígrados são os primeiros animais multicelulares a colonizar o ambiente. Eles se alimentam de micróbios que vivem por ali". A partir daí, os tardígrados acumulam elementos essenciais para a vida, como nitrogênio, carbono e fósforo, e conseguem sobreviver.




De acordo com o texto e o vídeo, com base no que já foi visto em sala de aula, responda as questões a seguir.


1 – O que significa dizer que os tardígrados são microscópicos?


2 – Que característica dos tardígrados foi levada em conta para escolha do seu nome?


3 - Por que os tardígrados precisam estar sempre na água?


4 – Explique o processo da criptobiose que ocorre nos tardígrados.


5 – Qual a importância dos tardígrados na colonização dos ambientes?


6 – Os tardígrados, sendo animais, possuem células animais. Com o auxílio do livro faça o desenho de uma célula animal. Identifique as estruturas e organelas que formam a células e escreva a função de cada uma delas.


7 - Os tardígrados são os primeiros animais multicelulares a colonizar o ambiente, mas também encontros outros seres vivos que são unicelulares. Diferencie organismos unicelulares de organismos pluricelulares.


8 – É importante que sejam realizados estudos com seres microscópicos como os tardígrados? Explique sua resposta usando informações do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário