terça-feira, 14 de abril de 2020

NOVAS INDICAÇÕES DE ESTUDOS E CORREÇÃO DO ESTUDO DIRIGIDO SOBRE FIGURAS DE LINGUAGEM - PROFESSORA LUIZA (LINGUA PORTUGUESA) - MATUTINO





Querido aluno, depois de assistir à videoaula, acesse ao link abaixo para assistir ao poema completo presente na pág. 44 do livro, “No Caminho com Maiakóvski”, de Eduardo Alves da Costa. Depois fazer os exercícios de 1 a 5.
Outra leitura incrível do poema “A gente se acostuma a tudo”, de Marina Colasanti, cujo tema dialoga com o poema da página 44.
CORREÇÃO do Estudo dirigido: figuras de linguagem - 8o Ano
 
1-) Observe o diálogo e responda às questões:
 
 
- Filho, você é meu sol!
 
- Então fica mais comigo, mãe. Você parece meio pálida.
 
 
a-) Que sentimento a mãe parece ter por seu filho?
 
A mãe parece gostar dele, pois sua fala é bastante carinhosa.
 
b-) Como é a relação deles de acordo com a frase dita pelo filho?
 
De acordo com a fala do filho, eles parecem não passar muito tempo juntos, estarem distantes.
 
c-) O que o menino quis dizer com “você está meio pálida”?
 
Ele quis dizer que faz tempo que ela não dá atenção a ele.
 
 
d-) Quais são as principais características do sol? Uma criança costuma ter essas características?
 
O sol ilumina o mundo, aquece os seres humanos e é essencial para a vida. Ao pé da letra (em sentido literal), essas características cabem a um astro e não a uma criança.
 
e-) Logo, qual figura de linguagem foi usada pela mãe ao dizer que o filho era o “sol” dela?
 
A mãe utiliza uma metáfora, pois compara o filho ao sol, atribuindo as características deste último ao primeiro.
 
2-) Leia a letra da canção de Vinicius de Moraes:
 
Pela luz dos olhos teus
 
Quando a luz dos olhos meus
E a luz dos olhos teus
Resolvem se encontrar,
Ai que bom que isso é meu Deus,
Que frio que me dá o encontro desse olhar.
 
Mas se a luz dos olhos teus
Resiste aos olhos meus só pra me provocar,
Meu amor, juro por Deus me sinto incendiar.
 
Meu amor, juro por Deus,
Que a luz dos olhos meus já não pode esperar,
Quero a luz dos olhos meus
Na luz dos olhos teus sem mais lará-lará.
Pela luz dos olhos teus
Eu acho, meu amor, que só se pode achar
Que a luz dos olhos meus precisa se casar.
 
 
a-) O eu-lírico declara o seu amor pela sua amada. Que diferentes sensações isso lhe causa? Comprove com os versos da letra da canção.
 
O eu lírico demonstra sensação de paixão, como podemos ver no verso: “Ai que bom que isso é meu Deus”. Ao mesmo tempo, essa paixão também provoca um sentimento de revolta quando o amor não é correspondido, como ocorre no verso “Meu amor juro por Deus me sinto incendiar”.
 
b-) Em “a luz dos olhos meus já não pode esperar”, o que o eu lírico quis dizer?
 
Ele quer dizer que ele já não pode mais esperar para estar junto da pessoa amada, e não apenas os seus olhos.
 
c-) Logo, qual figura de linguagem predomina na canção?
 
A figura de linguagem predominante é a metonímia, que é o uso de uma palavra no lugar de outra que tem com ela alguma proximidade de sentido. Uma das formas da metonímia é justamente o uso da parte pelo todo, ou seja, no caso do poema, a luz dos olhos representa as pessoas (aquele que ama e o ser amado).
Outro exemplo de metonímia: “Deparei-me com dois lindos pezinhos chegando”. (não eram apenas os pés, mas uma pessoa que chegava).
 
3.Leia o texto para responder as questões abaixo:
 
    SÃO OS HORMÔNIOS QUE FALAM POR ELE
 
O “não” que o jovem diz aos adultos é muitas vezes mera reação química.
 
               Uma das principais características aparentes da adolescência é que é nessa fase que o garoto começa a dizer "não". Mais do que isso. O "não" é a sua resposta pronta a todas as perguntas. "Quer tomar banho?" "Não." "Vista um agasalho porque está frio." "Não." "Vá fazer o dever de casa." "Não." É necessário pensar um pouco sobre o significado desse "não". Não se trata apenas de uma resposta recorrente. É mais do que isso. O "não" organiza o mundo interno de um adolescente. O cérebro de um rapaz nessa fase é como um exército repentinamente surpreendido pelo ataque de um inimigo - no caso, os pais com suas ordens. Apanhados distraídos no acampamento, os soldados desse batalhão precisam de um tempo para se preparar para o combate. O "não" faz com que eles ganhem tempo para essa preparação. Defendido e organizado, o comandante desse exército - seu filho - poderá até tomar banho, vestir o agasalho ou fazer o dever de casa. Mas ele fará isso porque ELE quer. Afinal, o adolescente não é mais uma criança que apenas obedece a ordens. Ele está na fase de questionar, entender e aceitar apenas o que julgar justo ou coerente. Mesmo que sua percepção do que seja "justiça" ou "coerência" pareça completamente amalucada.
 
a) A adolescência é um período de muitos questionamentos. Segundo o texto, por que o adolescente sempre se opõe a tudo o que lhe é dito? _____________________________________________________________________________
Porque ele precisa de um tempo para pensar melhor sobre o assunto, enquanto desvenda as frequentes” investidas dos adultos”.
_____________________________________________________________________________
 
b) Como se explica que o adolescente, às vezes, acate as ordens dos pais? _________________
Porque ele pode ter interesse pela proposta feita pelos pais. Então, ele analisa e toma suas próprias decisões, que podem coincidir com o que os pais desejam.
_____________________________________________________________________________
 
c) De acordo com o texto, a atitude de independência do jovem é normal? _____________________________________________________________________________
Sim, pois o adolescente já é praticamente um adulto, precisa fazer suas opções e assumi-las.
_____________________________________________________________________________
 
d) “Anda logo, que você já está atrasado!” Em que modos verbais estão os verbos em destaque, respectivamente?
 
 A) Indicativo e subjuntivo.
 
 B) Subjuntivo e Imperativo.
 
 C) Imperativo e subjuntivo.
 
 D) Imperativo e Indicativo.


 

2 comentários:

  1. professora o meu livro de portugues ta no armario na escola

    ResponderExcluir
  2. Puxa, quer me passar seu email? Eu tiro uma foto aqui da atividade e te envio

    ResponderExcluir