Querido
aluno, depois de assistir à videoaula, acesse ao link abaixo para assistir ao
poema completo presente na pág. 44 do livro, “No Caminho com Maiakóvski”, de
Eduardo Alves da Costa. Depois fazer os exercícios de 1 a 5.
Outra
leitura incrível do poema “A gente se acostuma a tudo”, de Marina Colasanti,
cujo tema dialoga com o poema da página 44.
CORREÇÃO
do Estudo dirigido: figuras de linguagem - 8o Ano
1-) Observe o diálogo e responda às questões:
- Filho, você é meu sol!
- Então fica mais comigo, mãe. Você parece meio pálida.
a-) Que sentimento a mãe parece ter por seu filho?
A mãe parece gostar dele, pois
sua fala é bastante carinhosa.
b-) Como é a relação deles de acordo com a frase dita pelo
filho?
De acordo com a fala do filho,
eles parecem não passar muito tempo juntos, estarem distantes.
c-) O que o menino quis dizer com “você está meio pálida”?
Ele quis dizer que faz tempo que
ela não dá atenção a ele.
d-) Quais são as principais características do sol? Uma
criança costuma ter essas características?
O sol ilumina o mundo, aquece os
seres humanos e é essencial para a vida. Ao pé da letra (em sentido literal),
essas características cabem a um astro e não a uma criança.
e-) Logo, qual figura de linguagem foi usada pela mãe ao
dizer que o filho era o “sol” dela?
A mãe utiliza uma metáfora, pois
compara o filho ao sol, atribuindo as características deste último ao primeiro.
2-) Leia a letra da canção de Vinicius de Moraes:
Pela luz dos olhos teus
Quando a luz dos olhos meus
E a luz dos olhos teus
Resolvem se encontrar,
Ai que bom que isso é meu Deus,
Que frio que me dá o encontro desse olhar.
E a luz dos olhos teus
Resolvem se encontrar,
Ai que bom que isso é meu Deus,
Que frio que me dá o encontro desse olhar.
Mas se a luz dos olhos teus
Resiste aos olhos meus só pra me provocar,
Meu amor, juro por Deus me sinto incendiar.
Resiste aos olhos meus só pra me provocar,
Meu amor, juro por Deus me sinto incendiar.
Meu amor, juro por Deus,
Que a luz dos olhos meus já não pode esperar,
Quero a luz dos olhos meus
Na luz dos olhos teus sem mais lará-lará.
Pela luz dos olhos teus
Eu acho, meu amor, que só se pode achar
Que a luz dos olhos meus já não pode esperar,
Quero a luz dos olhos meus
Na luz dos olhos teus sem mais lará-lará.
Pela luz dos olhos teus
Eu acho, meu amor, que só se pode achar
Que a luz dos olhos meus precisa
se casar.
a-) O eu-lírico declara o seu amor pela sua amada. Que
diferentes sensações isso lhe causa? Comprove com os versos da letra da canção.
O eu lírico demonstra sensação de
paixão, como podemos ver no verso: “Ai que bom que isso é meu Deus”. Ao mesmo
tempo, essa paixão também provoca um sentimento de revolta quando o amor não é
correspondido, como ocorre no verso “Meu amor juro por Deus me sinto
incendiar”.
b-) Em “a luz dos olhos meus já não pode esperar”, o que o
eu lírico quis dizer?
Ele quer dizer que ele já não
pode mais esperar para estar junto da pessoa amada, e não apenas os seus olhos.
c-) Logo, qual figura de linguagem predomina na canção?
A figura de linguagem
predominante é a metonímia, que é o uso de uma palavra no lugar de outra que
tem com ela alguma proximidade de sentido. Uma das formas da metonímia é
justamente o uso da parte pelo todo, ou seja, no caso do poema, a luz dos olhos
representa as pessoas (aquele que ama e o ser amado).
Outro exemplo de metonímia: “Deparei-me
com dois lindos pezinhos chegando”. (não eram apenas os pés, mas uma pessoa que
chegava).
3.Leia o texto para responder as questões abaixo:
SÃO OS HORMÔNIOS QUE FALAM POR ELE
O
“não” que o jovem diz aos adultos é
muitas vezes mera reação química.
Uma das
principais características aparentes da adolescência é que é nessa fase que o
garoto começa a dizer "não". Mais do que isso. O "não" é a
sua resposta pronta a todas as perguntas. "Quer tomar banho?"
"Não." "Vista um agasalho porque está frio."
"Não." "Vá fazer o dever de casa." "Não." É
necessário pensar um pouco sobre o significado desse "não". Não se
trata apenas de uma resposta recorrente. É mais do que isso. O "não"
organiza o mundo interno de um adolescente. O cérebro de um rapaz nessa fase é
como um exército repentinamente surpreendido pelo ataque de um inimigo - no
caso, os pais com suas ordens. Apanhados distraídos no acampamento, os soldados
desse batalhão precisam de um tempo para se preparar para o combate. O
"não" faz com que eles ganhem tempo para essa preparação. Defendido e
organizado, o comandante desse exército - seu filho - poderá até tomar banho,
vestir o agasalho ou fazer o dever de casa. Mas ele fará isso porque ELE quer.
Afinal, o adolescente não é mais uma criança que apenas obedece a ordens. Ele
está na fase de questionar, entender e aceitar apenas o que julgar justo ou
coerente. Mesmo que sua percepção do que seja "justiça" ou
"coerência" pareça completamente amalucada.
a)
A adolescência é um período de muitos questionamentos. Segundo o texto, por que
o adolescente sempre se opõe a tudo o que lhe é dito? _____________________________________________________________________________
Porque ele precisa de um tempo para pensar melhor sobre o
assunto, enquanto desvenda as frequentes” investidas dos adultos”.
_____________________________________________________________________________
b)
Como se explica que o adolescente, às vezes, acate as ordens dos pais?
_________________
Porque ele pode ter interesse pela proposta feita pelos pais.
Então, ele analisa e toma suas próprias decisões, que podem coincidir com o que
os pais desejam.
_____________________________________________________________________________
c)
De acordo com o texto, a atitude de independência do jovem é normal? _____________________________________________________________________________
Sim, pois o adolescente já é praticamente um adulto, precisa
fazer suas opções e assumi-las.
_____________________________________________________________________________
d)
“Anda logo, que você já está atrasado!” Em que modos verbais
estão os verbos em destaque, respectivamente?
A) Indicativo e subjuntivo.
B) Subjuntivo e Imperativo.
C) Imperativo e subjuntivo.
D) Imperativo e Indicativo.
professora o meu livro de portugues ta no armario na escola
ResponderExcluirPuxa, quer me passar seu email? Eu tiro uma foto aqui da atividade e te envio
ResponderExcluir