|
CENTRO DE
ENSINO FUNDAMENTAL 07 DE BRASÍLIA – CEF 07
Professor (a): Adalex Fedalto
Disciplina: Língua portuguesa
Ano: 6º Turno:
Vespertino
|
|
Leia o
texto a seguir e responda ao que se pede.
A FORMIGA BOA
Houve uma jovem cigarra que tinha o costume de chiar ao
pé dum formigueiro. Só parava quando estava cansada; e seu divertimento então
era observar as formigas no eterno trabalho de abastecer os celeiros.
Mas o bom tempo afinal passou e vieram as chuvas. Os
animais todos, arrepiados, passavam o dia cochilando nas tocas.
A pobre cigarra, sem abrigo em seu galhinho seco e metida
em grandes apuros, decidiu pedir socorro a alguém. Manquitolando com uma asa a
arrastar, lá se dirigiu para o formigueiro. Bateu: tique, tique, tique...
Apareceu uma formiga friorenta, embrulhada num cobertor e
disse:
- Que quer? – perguntou examinando a triste mendiga suja
de lama que estava a tossir.
- Venho em busca de agasalho. O mau tempo não cessa e
eu...
A formiga olhou-a de alto a baixo.
- E que fez durante o bom tempo, que não construiu sua
casa?
A pobre cigarra respondeu depois de um acesso de tosse:
- Eu cantava, sabe bem...
- Ah!... – exclamou a formiga recordando-se. – Era você
então quem cantava nessa árvore enquanto nós labutávamos para encher os
celeiros?
- Isso mesmo, era eu...
Pois entre amiguinha! Nunca poderemos esquecer as boas
horas que sua cantoria nos proporcionou. Aquele chiado nos distraía e aliviava
o trabalho. Dizíamos sempre: que felicidade ter como vizinha tão gentil
cantora! Entre, amiga, que aqui terá cama e mesa durante todo o meu tempo.
A cigarra entrou, sarou da tosse e voltou a ser a alegre
cantora dos dias de sol.
Os artistas – poetas, pintores, músicos – são as cigarras da
humanidade.
(Monteiro Lobato. Fábulas e histórias diversas.
São Paulo: Brasiliense, 1960. P. 1-2 /com adaptações).
1. Tendo como base o texto
acima e o conteúdo sobre a tipologia textual narração, julgue os itens e marque
(V) para verdadeiro ou (F) para falso.
a.
( )
O texto A
formiga boa apresenta situações vividas por uma formiga e uma cigarra. O
relato de fatos e acontecimentos vivenciados por esses insetos torna o texto
acima uma narração.
b.
( )
No texto lido, o narrador, além de contar,
também participa dos fatos que compõem a história.
c.
( )
Sobre a história lida, no momento em que
a cigarra é acolhida pela formiga, fica clara a mudança de sentido dada pelo
autor ao texto, construindo assim uma história que valoriza as boas ações entre
os seres.
d.
( )
Personagens secundárias são aquelas que têm
participação mais restrita e limitada ao longo da narrativa. Mas, ao contrário
do que comumente se pensa, as personagens secundárias possuem grande importância
para o desenvolvimento de uma história. Na história vista, a cigarra
corresponde a uma personagem secundária.
e.
( )
A história A formiga boa dispõe de narrador observador, personagens e um
cenário, havendo ainda a unidade de tempo, o qual é psicológico, pois não há
marca temporal explícita. Faz parte também da narrativa um enredo linear.
2. Responda
ao que se pede.
a)
Quantas letras e quantos fonemas têm nas palavras:
ACREDITA ___________________________________________
VERDADE____________________________________________
b)
Da tirinha em análise, transcreva duas palavras que possuem encontro
consonantal.
________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Indique o número de letras e fonemas nas
palavras abaixo:
|
Número de letras
|
Número de sons
|
Guerreiro
|
|
|
Fixado
|
|
|
Excesso
|
|
|
4. Separe em
sílabas as palavras a seguir:
a)
corruptor ______________________________________________________
b)
impregnado__________________________________________________
c)
princípios_____________________________________________________
5. Leia estas palavras:
fluxo – extravagante – exemplo – fixar – máximo – México – exercício - lixar
|
Em quais
dessas palavras a letra x corresponde:
a)
ao fonema (“chê”)? _______________________________________
b)
ao fonema (“sê”)? ___________________________________________
c)
ao fonema (“zê”)? _______________________________________
d)
aos fonemas (“ks”)?
_______________________________________
6. Sobre
fonema e letra, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.
a)
( ) Um
fonema pode ser representado por uma ou mais letras.
b)
( )
Uma única letra pode representar diferentes fonemas.
c)
( ) Um fonema será sempre representado por uma
letra.
d)
( )
Uma letra só pode representar um fonema.
e)
( ) A
letra x pode representar dois fonemas: /ks/.
7. Sobre as
variedades linguísticas, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.
a. ( ) As
diferenças geográficas não interferem na variação da língua. Desse modo, uma
pessoa que mora no Nordeste fala a língua portuguesa do mesmo jeito que uma
pessoa moradora do Sul do país.
b. ( ) O baixo
grau de escolaridade não influencia a maneira como a língua é falada.
c. ( )
A fala das pessoas da zona rural apresenta
traços regionais que são iguais aos da fala de pessoas dos grandes centros
urbanos.
d. ( ) No
Brasil, há vários fatores que contribuem para a variação da língua portuguesa,
como a região em que o falante mora, seu grau de estudo, sua idade e o sexo,
além de sua ligação com a zona rural ou com a zona urbana.
O que vale na vida não é o ponto de
partida e sim a caminhada.
Caminhando e semeando, no fim terás
o que colher.
Sou mae da aluna Gabriele Sousa Marinho do sexto ano B e gostaria de saber como a escola decidiu quanto ao ano letivo...visto que nao sabemos como entrar em contato pois a escola esta fechada.Segunda dia 29 se dara as aulas via sala virtual porem precisa do codigo de acesso...Como consigo?Aguardo resposta.A escola ja realizou alguma reuniao com os pais depois da pandemia?
ResponderExcluir