segunda-feira, 4 de maio de 2020

ATIVIDADE DO PROFESSOR ADALEX - LÍNGUA PORTUGUESA - VESPERTINO




 
CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL 07 DE BRASÍLIA – CEF 07
Professor (a): Adalex Fedalto                   
Disciplina: Língua portuguesa
Ano:   Turno: Vespertino                                             

Leia o texto a seguir e responda ao que se pede.

A FORMIGA BOA

            Houve uma jovem cigarra que tinha o costume de chiar ao pé dum formigueiro. Só parava quando estava cansada; e seu divertimento então era observar as formigas no eterno trabalho de abastecer os celeiros.

            Mas o bom tempo afinal passou e vieram as chuvas. Os animais todos, arrepiados, passavam o dia cochilando nas tocas.

            A pobre cigarra, sem abrigo em seu galhinho seco e metida em grandes apuros, decidiu pedir socorro a alguém. Manquitolando com uma asa a arrastar, lá se dirigiu para o formigueiro. Bateu: tique, tique, tique...

            Apareceu uma formiga friorenta, embrulhada num cobertor e disse:

            - Que quer? – perguntou examinando a triste mendiga suja de lama que estava a tossir.

            - Venho em busca de agasalho. O mau tempo não cessa e eu...

            A formiga olhou-a de alto a baixo.

            - E que fez durante o bom tempo, que não construiu sua casa?

            A pobre cigarra respondeu depois de um acesso de tosse:

            - Eu cantava, sabe bem...

            - Ah!... – exclamou a formiga recordando-se. – Era você então quem cantava nessa árvore enquanto nós labutávamos para encher os celeiros?

            - Isso mesmo, era eu...

            Pois entre amiguinha! Nunca poderemos esquecer as boas horas que sua cantoria nos proporcionou. Aquele chiado nos distraía e aliviava o trabalho. Dizíamos sempre: que felicidade ter como vizinha tão gentil cantora! Entre, amiga, que aqui terá cama e mesa durante todo o meu tempo.

            A cigarra entrou, sarou da tosse e voltou a ser a alegre cantora dos dias de sol.

Os artistas – poetas, pintores, músicos – são as cigarras da humanidade.

(Monteiro Lobato. Fábulas e histórias diversas. São Paulo: Brasiliense, 1960. P. 1-2 /com adaptações).

 

1. Tendo como base o texto acima e o conteúdo sobre a tipologia textual narração, julgue os itens e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.

a. (    )   O texto A formiga boa apresenta situações vividas por uma formiga e uma cigarra. O relato de fatos e acontecimentos vivenciados por esses insetos torna o texto acima uma narração.

b. (    )   No texto lido, o narrador, além de contar, também participa dos fatos que compõem a história.

c. (    )   Sobre a história lida, no momento em que a cigarra é acolhida pela formiga, fica clara a mudança de sentido dada pelo autor ao texto, construindo assim uma história que valoriza as boas ações entre os seres.

d. (    )  Personagens secundárias são aquelas que têm participação mais restrita e limitada ao longo da narrativa. Mas, ao contrário do que comumente se pensa, as personagens secundárias possuem grande importância para o desenvolvimento de uma história. Na história vista, a cigarra corresponde a uma personagem secundária.

e. (    )   A história A formiga boa dispõe de narrador observador, personagens e um cenário, havendo ainda a unidade de tempo, o qual é psicológico, pois não há marca temporal explícita. Faz parte também da narrativa um enredo linear.

2. Responda ao que se pede.

a) Quantas letras e quantos fonemas têm nas palavras:

ACREDITA ___________________________________________

VERDADE____________________________________________

 

b) Da tirinha em análise, transcreva duas palavras que possuem encontro consonantal.

________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Indique o número de letras e fonemas nas palavras abaixo:

 
Número de letras
Número de sons
Guerreiro
 
 
Fixado
 
 
Excesso 
 
 

 

4. Separe em sílabas as palavras a seguir:

a) corruptor ______________________________________________________

b) impregnado__________________________________________________

c) princípios_____________________________________________________

5. Leia estas palavras:

 
fluxo – extravagante – exemplo – fixar  – máximo – México  exercício - lixar

 

 

 

Em quais dessas palavras a letra x corresponde:

a)      ao fonema (“chê”)?  _______________________________________

b)     ao fonema (“sê”)? ___________________________________________

c)      ao fonema (“zê”)? _______________________________________

d)     aos fonemas (“ks”)? _______________________________________

 

6. Sobre fonema e letra, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.

a)   (    ) Um fonema pode ser representado por uma ou mais letras.

b)   (    ) Uma única letra pode representar diferentes fonemas.

c)    (    ) Um fonema será sempre representado por uma letra.

d)   (    ) Uma letra só pode representar um fonema.

e)    (    ) A letra x pode representar dois fonemas: /ks/.

 

7. Sobre as variedades linguísticas, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.

a. (    )       As diferenças geográficas não interferem na variação da língua. Desse modo, uma pessoa que mora no Nordeste fala a língua portuguesa do mesmo jeito que uma pessoa moradora do Sul do país.

b. (    )       O baixo grau de escolaridade não influencia a maneira como a língua é falada.

c. (    )        A fala das pessoas da zona rural apresenta traços regionais que são iguais aos da fala de pessoas dos grandes centros urbanos.

d. (    )       No Brasil, há vários fatores que contribuem para a variação da língua portuguesa, como a região em que o falante mora, seu grau de estudo, sua idade e o sexo, além de sua ligação com a zona rural ou com a zona urbana.   

 

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada.

Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.


 

 

Um comentário:

  1. Sou mae da aluna Gabriele Sousa Marinho do sexto ano B e gostaria de saber como a escola decidiu quanto ao ano letivo...visto que nao sabemos como entrar em contato pois a escola esta fechada.Segunda dia 29 se dara as aulas via sala virtual porem precisa do codigo de acesso...Como consigo?Aguardo resposta.A escola ja realizou alguma reuniao com os pais depois da pandemia?

    ResponderExcluir