DESAFIO DE LITERATURA
Alunos, segue aqui um desafio que pode ser
feito não somente pelo oitavo ano, mas por qualquer aluno que se interessar.
Leia o poema “As quatro gares”, que faz parte do livro “Primeiro Caderno do
Aluno de Poesia Oswald de Andrade”, publicado em São Paulo, em 1927. Perceba
que, no poema, o eu lírico apresenta imagens poéticas para quatro diferentes
fases de sua vida, imagens que certamente o marcaram e que representam
(sintetizam) bem cada período.
Depois, tente criar o seu próprio poema com a mesma
estrutura deste, ou seja, dividindo a sua vida em quatro estações (“gares”) e
enumerando três ou quatro imagens para cada fase, na forma de versos. Claro que
as imagens podem vir mais facilmente em relação às fases de sua vida que você já
passou (como a infância e, atualmente, a adolescência). Use a sua imaginação e
seus sonhos para criar as imagens relacionadas às outras etapas que você ainda
viverá.
Depois, será ótimo se você puder enviar para o meu
e-mail: luizacfariello@gmail.com
Não se esqueça de se identificar com nome e turma.
AS QUATRO GARES
*
infância
O jarro
O passarinho
O oceano
A visita na casa
que a gente sentava no sofá
adolescência
Nem me fale
maturidade
O Sr. e Sr. a
Amadeu
Participam a V.
Ex. a
O feliz
nascimento
De sua filha
Gilberta
velhice
O netinho jogou
os óculos
Na latrina*
*Gare:
estação de estrada de ferro.
** Latrina:
vaso sanitário, privada
Abaixo, para
o oitavo ano, seguem as respostas da página 44, sobre o poema “No caminho
com Maiakóvsky”, de Eduardo Alves Costa.
1. O poema faz uma crítica à omissão, à falta de reação do ser humano em
relação aos acontecimentos que o ferem.
2. a-) O eu poético sofre furto de uma flor de seu jardim.
b-) As flores de seu jardim são pisadas e seu cão é morto.
c-) O eu poético tem a luz roubada e a voz da garganta arrancada.
3. O eu poético compõe cenas utilizando elementos com os quais nos relacionamos
emocionalmente, como em: “pisam as flores” (do nosso jardim) e “matam nosso
cão”, até chegar diretamente em nós: “arranca-nos a voz da garganta”. Faz isso
para nos alertar sobre como tudo o que temos e somos vai sendo destruído quando
não reagimos, até que não possamos fazer mais nada. Daí a importância de
sabermos usar as palavras certas nos momentos certos.
4. (resposta pessoal) Exemplo: quando nos retiram um direito, como por
exemplo o acesso à saúde, e não reivindicamos.
5. a-) No trecho 1. O sujeito é eles (sujeito simples).
b-) A primeira expressão se refere ao pronome eles e, a segunda,
ao pronome nós.
c-) O pronome nós.
d-) Pela terminação, pela desinência verbal.
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