segunda-feira, 4 de maio de 2020

ATIVIDADES DA PROFESSORA BEATRIZ - CIÊNCIAS NATURAIS - MATUTINO


                                                               ATIVIDADE 1

 
CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL 07 DE BRASÍLIA – CEF 07
Professor (a): Beatriz                   
Disciplina: Ciências
Ano: 9º    Turno: Matutino                              

 

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OS MISTÉRIOS DOS CHEIROS

     Nem é preciso estar diante do forno para saber qual a sobremesa do jantar. Da massa da torta se desprendem moléculas de odor que se espalham pelo ar, penetram nas narinas e atingem um grupo especial de células na porção mais interna do nariz, próximo à base do crânio, disparando mensagens quimicas que permitem o cérebro decifrar o sabor da torta: maçã, com um toque de canela [...]

A capacidade de perceber aromas é o que dá sentido aos temperos e ervas aromáticas e que permite distinguir entre um suco de laranja e um de abacaxi. Nos últimos anos, começou-se a conhecer com mais detalhes como o sistema olfatório decifra os odores e permite, por exemplo, que se distinga, apenas pelo aroma, uma rosa de um jasmim ou um copo de leite bom de outro estragado [...]

     Nos últimos anos [a bioquímica] Bettina [Malnic] decifrou o que se pode chamar de código dos cheiros, ou seja, como as diferentes moléculas de odor interagem com os neurônios e disparam as informações que serão interpretadas pelo cérebro, permitindo aos seres humanos distinguir um repertório com milhares de odores. Ela descobriu que cada molécula de odor se encaixa em mais de um tipo de proteína na superfície dos neurônios do fundo do nariz. É como se cada molécula de odor fosse uma minúscula estrela em que nem todas as pontas são iguais - e cada ponta diferente tem afinidade com um receptor. Cada receptor, por sua vez, pode receber estrelas com composições distintas, desde que pelo menos algumas das pontas tenha as cararcterísticas necessárias para se encaixar nele. Essa constatação levou a pesquisadora a concluir que o sistema nervoso reconhece cada molécula pelo conjunto de receptores específicos em que ela se encaixa, e não por um único deles. O código por combinações aumenta em muito o repertório do faro humano. Se cada molécula se conectasse a um receptor apenas, só seríamos capazes de identificar cerca de 400 odores - o número aproximado de tipos de receptores distintos que existem no nariz humano. Com isso, ela abriu as portas para desvendar o código que rege a percepção dos cheiros e mostrou o que está por trás da rica percepção olfativa humana [...]

 

RESPONDA:

 

     1-) Como é possível decifrar o sabor de uma torta pelo cheiro?

     2-) Como o sistema nervoso reconhece as moléculas?

    3-) O sistema olfatório humano possui aproximadamente 400 receptores, porém o número de odores perecebido é bem maior. Explique como isso pode aconter.

     4-) O que a pesquisadora concluiu?

     5-) O que é molécula?

 

 

 
                                                                ATIVIDADE 2
 
 
 
CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL 07 DE BRASÍLIA – CEF 07
Professor (a): Beatriz                   
Disciplina: Ciências
Ano: 9º    Turno: Matutino                               

 

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QUÍMICA PARA MATAR A FOME EM CINCO MINUTOS

     Quando uma pessoa curiosa pega um pacote de sopa em pó, as dúvidas logo pipocam na cabeça: como é possível que esse pó vire uma sopa? O que ele contém? Como foi produzido? E porque não estraga rapidamente?

     [...]

     Todos os alimentos contêm água. É fácil perceber que existe água em um alimento liquido, como o leite. Mas o que você talvez não saiba é que alguns alimentos sólidos apresentam grandes quantidades de água também. O tomate e a alface, por exemplo, têm cerca de 90% de água em sua composição! Espantoso, não?

     Suspeito que você está pensando por que é preciso retirar a água dos alimento. Em geral, quanto mais água o alimento tiver, mais facilmente ele pode estragar-se. A razão é simples: a água é indispensável para o crescimento de microrganismos, seres vivos tão pequenos que somente é possível vê-los usando um microscópio. E a presença de microrganismos no alimento pode faze-lo estragar-se. Portanto, a desidratação tem o objetivo de conservá-lo.

     Como é retirada a água dos alimentos? A desidratação pode ser feita de duas maneiras. É possível usar calor para secar o alimento, ou extrair a água por meio de um processo chamado de LIOFILIZAÇÃO, no qual calor não entra!

     Para secar usando calor, veja só: o alimento pode ser colocado dentro de estufas onde há o ar quente circulando. É dessa forma que são obtidos, por exemplo, o tomate seco, a uva-passa, os vegetais desidratados, a banana-passa, etc.

     No entanto, existem processos de secagem mais aprimorados. Imagine que o alimento líquido pode ser colocado em uma câmara onde há uma corrente de ar quente no topo! As gotas de líquido são lançadas, como spray, em direção à essa corrente. Ao entrar em contato com o ar quente, a água das gotas evapora instantaneamente. Então o alimento seco cai no chão da câmara, como pó, e é recolhido. Leite e suco em pó, por exemplo, podem ser produzidos por meio desse processo.

     [...]

     Já na LIOFILIZAÇÃO, a história é diferente. Não há lugar para o calor neste processo! Na LIOFILIZAÇÃO, o alimento é congelado. E, por um método especial, a água que ele contém passa do estado sólido direto para o de vapor.

     Como o alimento não é aquecido, conserva melhor seus nutrientes, como as vitaminas. Sua aparência também mais parecida com a do alimento fresco. Como esse processo é mais caro, é usado apenas em produtos especiais.

 

RESPONDA:

     1-) Qual a relação entre a preservação dos alimentos e a água neles contida?

     2-) Os processos de retirada de água citados, envolvem mudanças de estado físico? Justifique.

     3-) O texto menciona um “método especial” que faz com que a água passe do estado sólido diretamente para o vapor. O que é necessário para que isso ocorra?

     4-) O que é LIOFILIZAÇÃO?

     5-) O que é DESIDRATAÇÃO?

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